Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal

Para inovar na preparação natalina, aprenda como fazer vários pratos saborosos

Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

04/12/2020 às 07h00

Com a aproximação do Natal, muitas pessoas gostam de procurar novas receitas e dicas para incrementar a ceia natalina. Por ser uma data especial, além dos pratos principais, há quem goste de investir nas sobremesas para adoçar a noite. A decoração natalina também chama atenção neste momento, pois é sempre muito vibrante e colorida. Pensando nisso, a Tribuna convidou a confeiteira Andréa Cintia, do D’Atelier Maria Pipoca, para ensinar receitas práticas de doces diferentes para a comemoração. Ela, que possui um perfil no Instagram (@dateliermariapipoca), trabalha há mais de 20 anos no ramo e coleciona momentos gastronômicos importantes na carreira, como a participação em um concurso no programa de Ana Maria Braga. Conheça a seguir cinco receitas feitas por Andréa para complementar sua ceia natalina.

Taça da felicidade

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal
A taça da felicidade pode ser feita em uma peça de acrílico com capacidade de 1250 litros (Foto: Acervo Pessoal)

Dissolva 15g de amido de milho em 200g de leite integral, juntamente com 400g de leite condensado e 100g de leite em pó, para não formar grumos. Em uma panela, misture todos os ingredientes junto com creme de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não empelotar, e cozinhe até engrossar. Transfira para um recipiente, cubra com filme plástico até esfriar e coloque na geladeira. Para a geleia de morango, 250g de morango, lavados e picados, 100g de açúcar e 100 ml de água filtrada em cerca de 30 minutos de cozimento.

Para finalizar, coloque o creme em um saco de confeitar com o bico perlê, preencha o fundo, coloque uma camada de farelo e molhe a massa com a calda da geleia de morango. Corte os morangos ao meio e ajuste por toda a lateral da taça, em cima dos farelos do bolo, colocando a parte de dentro para fora. Em cima dos farelos, preencha com o creme e acrescente a geleia artesanal em cima do creme. Repita o processo do creme até a borda e decore com chantilly e morangos inteiros.

Guirlanda de red velvet com cream cheese de doce de leite

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal
Além de ser saborosa, a guirlanda é altamente decorativa (Foto: Acervo Pessoal)

Misture 200ml de leite com suco de meio limão, deixe descansar por 10 minutos até que talhe (buttermilk). Coloque 200g de ovos, 200g de açúcar e corante vermelho para bater por 8 minutos até crescer bem. Coloque a batedeira no mínimo e acrescente, aos poucos, o buttermilk (mistura de leite com suco de limão). Adicione 250g de farinha de trigo peneirada com 15g de fermento e 10g de cacau, até incorporar a massa. Quando acabar de colocar os ingredientes, desligue a batedeira. Lembre-se de mexer bem a massa com uma espátula na hora que for colocá-la nas formas. Despeje em forminhas untadas (rende 15 forminhas de 70g) e leve ao forno a 180 graus por cerca de 20 minutos. Retire do forno e reserve.

Para fazer o cream cheese de doce de leite, basta bater na batedeira 250ml de manteiga, 250g de queijo cremoso e 250g de doce de leite consistente e reserve, na geladeira, para a montagem. Logo após, desenforme os mini red velvet, adicione o cream cheese de doce de leite e decore com frutas frescas, docinhos ou macarons.

Banoffee Pie – Torta de banana com doce de leite

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal
Para não escurecer as bananas, a dica é pincelar com suco de limão (Foto: Acervo Pessoal)

Processe 400g de biscoitos de maizena até obter uma farofa fina. Em seguida, derreta 180g de manteiga e jogue por cima da farofa. Processe até que a massa se forme e depois arrume em torno de toda a forma. Sugestão da forma: fundo removível de 25cm de diâmetro por 6cm de altura. Leve ao congelador até que a massa esteja completamente congelada. Se você quiser desenformar a torta, asse em forno preaquecido a 220 graus por 10 minutos. Se preferir servir na forma, pode montá-la sem assar a base.

O conteúdo continua após o anúncio

Para o recheio, derreta, em banho maria, 170g de chocolate meio amargo ou blend e pincele-o sobre a massa da torta. O chocolate, além de acrescentar um sabor delicioso, vai impermeabilizar a torta para o recheio de doce de leite, mantendo a base bem crocante. Na batedeira, agregue 200ml de creme de leite com 600g doce de leite, até formar um creme. Leve o creme à geladeira até gelar por completo. Quando o creme de doce de leite estiver gelado, recheie a torta, alisando bem. Coloque 3 a 4 bananas cortadas em rodelas por cima do creme.

Dica: pincele as rodelas de banana com suco de meio limão para que não escureçam. Finalize a decoração da torta com chantilly. Bata 300ml de chantilly até o ponto firme. Decore com raspas de chocolate e aproveite cada pedaço!

Bolo de Natal

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal
Entre as dicas de decoração para o bolo está: dê preferência para as cerejas pequenas para ficar mais delicado (Foto: Acervo Pessoal)

Envolva uma colher de sopa de farinha de trigo juntamente com 60g de damasco, 60g de nozes e 40g de passas para não afundar na massa e reserve. Bata 125g de manteiga com 100g de açúcar mascavo, junte quatro ovos, sempre batendo. Vá alternando os secos: 150g de farinha e duas colheres (sopa) de chocolate em pó, com meia xícara (chá) de vinho branco e bata bem. Com a batedeira desligada, acrescente as frutas secas e o fermento em pó e mescle bem. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 45-50 minutos, em forma retangular tipo bolo inglês. Faça o teste do palito.

Derreta o fondant (compra pronto em loja de artigos de festa) com um pouquinho de água em banho-maria, deixando com consistência grossa. Derrame sobre o bolo já frio, deixando que escorra um pouco pelas laterais. Decore com damasco, castanha e ameixa cortados ao meio, nozes e cereja com cabinho.

Recheio para panetone

Cinco receitas de sobremesas para a ceia de Natal
Se presenteie com um lindo panetone recheado (Foto: Acervo Pessoal)

Em uma panela, aqueça 120g de creme de leite, 15g de glucose e 5g de canela em pó até atingir 40 graus. Em outro recipiente, derreta 400g de chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, sempre mexendo para derreter todo o chocolate, até ficar fluido. Transfira o creme de canela no chocolate derretido e mexa para incorporar. Adicione 30g de pasta de avelã até a ganache ficar homogênea. Se fizer trufado, acrescente três colheres (sopa) de whisky ao final. Leve para a geladeira para firmar. Ideal: 12 horas.

Após esperar o tempo necessário, pegue um panetone ou chocotone. Com uma faca, corte a tampa e retire o miolo, deixando 1cm de borda. Coloque o recheio da trufa em um saco de confeitar, preencha todo o panetone, passe na borda e feche com a tampa. Despeje chocolate derretido e decore. Embale o panetone com uma fitinha de Natal e presenteie (ou, presenteie-se!).

Leia também: Cinco alimentos saudáveis para você incluir na sua rotina



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia