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Cinco alimentos saudáveis para você incluir na sua rotina

Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde em dia, confira algumas dicas


Por Isabele Barbosa, estagiária sob supervisão do editor Wendell Guiducci

27/11/2020 às 07h00

A nutricionista Ana Paula Souza dá dicas de alimentos saudáveis (Foto: Acervo Pessoal)

A adoção de alimentos saudáveis no processo de reeducação alimentar ajuda no bem-estar e promove melhora na saúde. Abastecer o organismo com as fibras e minerais corretos ajuda na prevenção de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e gastrite, entre outros. Ter uma alimentação saudável associada à prática de atividade física é a receita ideal para garantir que o sistema imunológico promova a ativação das células de defesa.

Segundo a nutricionista Ana Paula Souza, a ingestão de alimentos saudáveis com alguns complementos durante a manhã podem ajudar no metabolismo. “Os ‘shots’ matinais, por exemplo, estão sempre presentes nas minhas prescrições. A partir deles conseguimos oferecer um concentrado de vitaminas, fitoquímicos e compostos bioativos com grande potencial imunológico, anti-inflamatório e antioxidante”, afirma. Confira a seguir cinco alimentos indicados pela profissional para que você acrescente na sua alimentação. Para mais dicas, acesse a página da nutricionista (@nutrianapaulasouza).

Aveia

Cinco alimentos saudáveis para você incluir na sua rotina
Aveia possui fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas (Foto: Freepik)

Fonte de fibras, a aveia se destaca pela presença das betaglucanas, um tipo de fibra capaz de atuar na redução do colesterol, controle glicêmico, emagrecimento e saúde intestinal. A aveia é um alimento acessível e pode ser consumida com frutas, iogurtes, vitaminas e na preparação de receitas, substituindo a farinha de trigo.

Suco de uva integral orgânico

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O suco de uva é uma excelente opção para hidratar e manter o bom funcionamento do corpo (Foto: Freepik)

Rico em compostos bioativos e com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, o suco de uva integral orgânico ocupa o top 5 dos alimentos que não podem faltar no seu dia. Fonte de resveratrol, o suco age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres, consequentemente retardando o envelhecimento e prevenindo doenças como câncer, doenças cardiovasculares entre outras. A indicação de consumo é de um copo por dia, lembrando sempre que o suco deve ser sem adição de açúcar e preferencialmente orgânico.

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Açafrão da terra

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O açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma (Foto: Freepik)

Fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos, o açafrão se destaca pelo seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. O uso do alimento pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, perda de peso e ser um aliado importante no combate das dores provocadas pela artrite. Pode ser consumido em preparações doces, salgadas, sucos ou em ‘shots’ matinais.

Frutas cítricas

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Além da poderosa ação antioxidante da vitamina C, as frutas cítricas são fontes de sinefrina, um termogênico natural (Foto: Pixabay)

Queridinhas por grande parte da população, as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi…) são fontes importantes de vitaminas, em especial a C, minerais, antioxidantes e compostos bioativos. Seu consumo diário reforça a imunidade, auxilia no combate de radicais livres e atuam reduzindo a inflamação, garantindo assim uma boa dose de saúde no seu dia. Sempre que possível, prefira as frutas, e quando preparar sucos, preserve as fibras e evite acrescentar açúcar.

Castanha do Pará

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A castanha do Pará é um fruto da família das oleaginosas, que possuem diversos benefícios para a saúde (Foto: Pixabay)

A castanha do Pará ou do Brasil é uma oleaginosa riquíssima nutricionalmente. Seu consumo diário é capaz de nos oferecer todo o selênio que precisamos no dia, mineral de grande potencial antioxidante e fundamental para a manutenção da saúde tireoidiana. Além do selênio, ela também é fonte de vitamina E, cálcio e magnésio, sendo indicada para prevenir doenças ósseas, articulares e musculares. A indicação é que o consumo não ultrapasse 3 unidades ao dia.

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