Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Aprenda a fazer dadinho de Uai Tofu

Seiva, primeiro bar vegano e vegetariano da cidade, foi inaugurado na última semana; Lucas Elias ensina receita que substitui dadinho de tapioca


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Wendell Guiducci

27/03/2022 às 07h00

tofu
Dadinho de Uai Tofu foi desenvolvido pelo Seiva para substituir o tradicional dadinho de tapioca (Foto: Fernando Priamo)
Família de Lucas Elias está há 70 anos sem comer carne (Foto: Fernando Priamo)

Foi aberto na semana passada o primeiro bar de Juiz de Fora exclusivamente pensado para veganos e vegetarianos. O Seiva Public Beer (@seivapublicbeer), que fica na Rua Manoel Bernardino 61, no São Mateus, é a continuidade de uma lanchonete, que tinha a intenção de produzir os famosos “podrões”, mas completamente vegetais. Pode-se dizer que tudo isso começou há 70 anos, quando o avô de Lucas Elias, um dos responsáveis pelo Seiva, saiu de Pernambuco para se casar em Barbacena.

Lucas explica essa história: desde que seus avós se conheceram eles são vegetarianos. E isso passou de geração em geração. “Nós somos vegetarianos há praticamente 70 anos. A família toda é zero carne.” Alguns integrantes da família, inclusive, já são veganos ou estão no processo de transição. Acostumados com a dificuldade de comer fora de casa, eles cresceram em volta do fogão aprendendo as receitas. Já grande, querendo frequentar os bares, Lucas continuou tendo problemas para encontrar um cardápio diverso e, quando encontrava, ficava com receio da contaminação cruzada.

Por isso queria fazer um bar, com cerveja gelada e um cardápio que recrie os petiscos clássicos, mas todos vegetais. A proposta de Lucas, que começou o negócio com sua mulher e hoje tem mais um sócio que também se tornou vegetariano, é que o espaço seja atrativo, também, àqueles que ainda comem carne. Ele garante que as comidas são até melhores. O dadinho de tapioca, no Seiva, é o Dadinho de Uai Tofu. Que, de acordo com ele, é acessível, fácil de fazer e tem um toque do chef.

O conteúdo continua após o anúncio

Dadinho de Uai Tofu

Por Lucas Elias

Ingredientes
1 peça de Uai Tofu frescal
500g de farinha de trigo
100g lemon pepper
Pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto
Água com gás
Farinha panko

Modo de preparo
Corte em cubos o Uai Tofu frescal. Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo e tempere com lemon pepper, pimenta calabresa, sal e outros temperos que forem do seu agrado. Jogue um pouco de água com gás nessa mistura até fazer uma “gominha”. Role os cubinhos de Uai Tofu frescal nessa farinha. Em um outro recipiente, coloque farinha panko. Role os cubinhos na farinha panko. Em óleo quente e fogo baixo, frite esses dadinhos até ficarem dourados.

Leia também: Café em nome do pai e do filho

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia