Aprenda a fazer entradinha salgada de creme brulee do Lalalá Mini Bar
A chef Marina Lopes explica como fazer o creme brulee de grana padano, prato que surpreende no sabor
O Lalalá Mini Bar surgiu da vontade de experimentar. Inventar moda, ter sabores distintos e poder ousar na cozinha já era uma paixão. É também assim que surgiu a receita de crème brûlée com grana padano, servido no local em um ramekin francês e como uma entradinha salgada, que apesar de ser bem diferente das entradas mais tradicionais, consegue ser fácil de fazer. É pra quem já está cansado de servir queijo com geleia ou mesmo frios de entrada, e quer provar algo que surpreenda. Como define a chef Marina Lopes, que comanda o mini bar ao lado de Aline Lopes, a textura e a crocância se aproximam bastante do crème brûlée mais tradicional – só que dessa vez, o queijo chama atenção e traz novas notas.
A chef Marina começou o seu trabalho na cozinha há cerca de 7 anos, mas desde pequena tem um gosto enorme por esse universo: acompanhava a avó cozinhando, aprendia com o padrasto sobre ingredientes especiais e provava sempre. Por isso, enquanto estava cursando Arquitetura, usava a cozinha como uma de suas válvulas de escape. “Sempre gostei de ir pra cozinha para relaxar. Aos poucos, fui fazendo receitas e compartilhando isso com as pessoas”, relembra. Desde então, ela trabalhou como personal chef e fez cozinha para eventos, além de realizar trabalhos em outros restaurantes. Até que o Lalalá e o restaurante Milos, onde também é chef, foram idealizados em parceria com Aline.
Por não ser formada em gastronomia e não vir de uma escola específica, ela entende que passou por processos diferentes na cozinha, e que eles também a permitiram um caminho diferente. “Tem muita gente que vem de uma escola francesa ou italiana, por exemplo, mas eu sempre cozinhei de uma maneira muito intuitiva e criativa, de pegar coisas e inventar com bastante liberdade. Então uso de diferentes referências. Criar é algo que eu gosto e faço com muito prazer”, diz. Por ser um mini bar, em que são trabalhadas porções em tamanhos menores, ela explica que muitas pessoas ainda têm alguns receios. “Às vezes as pessoas acham que vai vir pouca comida, que vão ficar com fome. Mas não! Muito pelo contrário. A proposta é experimentar mais, brincar por mais tempo com os sabores”, garante a chef.
A criação do Lalalá veio justamente para que pudesse continuar inventando assim, já que, como afirma, o espaço valoriza uma culinária experimental e criativa. “A gente realmente quis trazer pra cá uma arquitetura maximalista, uma coisa bem parisiense e jovem. Então aqui consigo ‘inventar moda'”, diz. Por isso, o crème brûlée de grana padano não poderia deixar de estar no cardápio. “O crème brûlée tradicional todo mundo já conhece e sabe que é uma sobremesa francesa, mas aqui a gente fez diferente, como uma entrada salgada. Eu gosto de brincar com a cabeça das pessoas quando elas provam algo, deixar o cérebro meio confuso, de pensar que era algo e que não é. Trazer criatividade mesmo”, explica. Para que a receita dê ainda mais certo, ela revela que usa ingredientes locais, como o queijo parmesão da serra da boa vista, que é feito próximo à Ibitipoca.
Como toda receita guarda seus segredos e dicas que só quem é chef sabe, antes de ensinar o passo a passo do crème brûlée, ela explica como fazer para o prato ficar ainda melhor: usar bons ingredientes e ter paciência, assim como em quase todas as receitas. “Além disso, tazer as etapas no momento certo, com a gema entrando no momento adequado, mexer bem e ficar atento pro creme de leite não derramar. Mas não tem mistério nenhum”, diz.
Veja os ingredientes:
200gr creme de leite fresco
5 gemas de ovo
80gr de parmesão ralado
Sal a gosto
Açúcar cristal
Modo de preparo do crème brûlée de grana padano:
Primeiro, é preciso separar cada ingrediente e suas quantidades. A gema do ovo deve ser peneirada, para que seja removida a película da gema e o ingrediente não gere uma textura diferente quando for ao forno. É necessário misturar o creme de leite, as gemas do ovo, o parmesão e o sal a gosto antes de levar ao forno, para que incorpore tudo. Logo em seguida, deve-se colocar a receita ao fogo, em fogo baixo ou médio, para que cozinhe sem criar nenhuma crosta, e continuar mexendo a mistura com um fuê (o que também pode ser feito com colher de pau). Quando o creme está pronto, é preciso esperar a receita esfriar antes de empratar. Já empratado, adicione o açúcar cristal e use o maçarico para caramelizar e formar a tradicional casquinha do crème brûlée.