Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Sem segredo: cheesecake para o fim de semana

Lais Ferreira é estudante de gastronomia e usa o Instagram para ensinar receitas como esta


Por Cecília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

16/04/2021 às 07h00

cheesecake

“A tecnologia está a nosso favor, e eu aproveito isso ao máximo”, comenta Lais Ferreira, estudante de gastronomia em Juiz de Fora. Ela, assim como muitas outras pessoas, vem utilizando as redes sociais, como o Instagram, para, além de vender seus produtos, ensinar algumas receitas e, consequentemente, popularizar a gastronomia. Esse movimento foi intensificado com a quarentena que, por outro lado, possibilitou novas conexões e trocas, como é o caso do cheesecake que a Lais ensina aos leitores hoje: uma adaptação da receita de Juliana Gueiros, chef que também compartilha alguns passo a passos e a quem Lais sempre acompanhou, buscando inspiração para seus pratos.

Na verdade, a inspiração começou cedo, com a avó Irene, que mantinha uma grande horta de onde tirava ingredientes para bolos, biscoitos, doces e geleias – essa, inclusive, vendida pela Lais, que guardou a receita da avó. Com 21 anos e já se formando em gastronomia, ela conseguiu, também, o apoio dos pais para ingressar no curso. “Muita gente acha que a gastronomia é simplesmente cozinhar, mas vai muito além disso. É entender o porquê das coisas, aprender sobre os alimentos, gestão de negócio, a parte de bebidas e harmonizações, dentre outros conhecimentos”, comenta.

A ideia de criar um Instagram @cozinhadalais__ surgiu no começo da pandemia, como uma alternativa para completar suas necessidades profissionais. Além de ensinar receitas e dar algumas dicas, Lais gosta da troca de experiência que a plataforma pode proporcionar, tanto entre pessoas da área quanto entre meros entusiastas da culinária. “Comecei a mostrar para as pessoas que cozinha tem significado, pode ser muito prazeroso e seria uma ótima forma para passar o tempo”, acrescenta.

O conteúdo continua após o anúncio

O cheesecake, muito popular nos Estados Unidos, nada mais é que uma torta de queijo com calda de frutas vermelhas. A receita é fácil e ótima para a sobremesa do fim de semana, já que possui preparo rápido. A dica é jogar uma geleia por cima e enfeitar com frutas vermelhas – mas, aí, fica a cargo do cozinheiro. Para não errar mesmo, a Lais disponibilizou no Instagram dela o vídeo com o passo a passo.

Cheesecake

Por Lais Ferreira

Ingredientes:
1 pacote de biscoito maisena;
100g de manteiga derretida;
1 lata de leite condensado;
300g de cream cheese;
* receita para a forma de 25cm

Modo de preparo:
Em um processador/liquidificador, processe os biscoitos, despeje em um bowl junto com a manteiga derretida e misture até virar uma “farofinha úmida”. Transfira para uma forma de fundo ou lateral removível e amasse bem com as mãos. Leve ao freezer enquanto fazemos o restante. Em um outro bowl, coloque o leite condensado e o cream cheese, e bata bastante com um fouet ou uma espátula, até ficar um recheio liso e homogêneo. Retire a base do congelador e despeje o recheio por cima. Leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Sirva com geleia ou decore com frutas vermelhas.

Leia também: Torta da Conquista para as conquistas diárias

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia