Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / lockdown / vacina / polícia / obituário

Escola de Enfermagem da Santa Casa JF abre inscrições on-line

PUBLIEDITORIAL

Instituição de referência é responsável pela formação de mais de 1.400 profissionais técnicos de saúde com ensino reconhecido nacionalmente


Por Santa Casa de Juiz de Fora

25/01/2021 às 07h00

Escola de Enfermagem da Santa Casa JF abre inscrições para aulas on-line com início em fevereiro
Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa JF já formou cerca de 1400 profissionais (Foto: Divulgação)

Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúdeA enfermagem no Brasil configura 70% de todos os profissionais de saúde. As informações deste levantamento estão no relatório Estado da Enfermagem no Mundo, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O protagonismo destes profissionais na luta contra o novo coronavírus trouxe à tona a essencialidade desta função. Desta forma é fundamental aumentar essa participação na equipe de atendimento para melhorar a qualidade dos serviços hospitalares. Dos 2 milhões de profissionais de saúde no Brasil, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, cerca de 1.400 são formados na Escola Técnica de Enfermagem da Santa Casa JF, que está com inscrições abertas para o curso deste ano.

Reconhecida pela Superintendência Regional de Educação, com mais de 20 anos de experiência, as aulas ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite. Uma novidade são as aulas on-line, ministradas por professores que possuem o preparo adequado às características do curso, conforme normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Educação. O formato simula as sessões de ensino presenciais na qualidade e interação, com possibilidade de contato com os docentes para dúvidas.

Com duração de dois anos e estágio garantido pela Santa Casa JF, as inscrições devem ser feitas pelo site escolasantacasajf.org.br/matriculas. O valor da matrícula é de R$ 220,00 e as aulas têm início em 1º de fevereiro. É necessário apresentar cópia da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, histórico escolar de conclusão do ensino fundamental e/ou ensino médio, além de uma foto 3×4 recente.

Escola de Enfermagem da Santa Casa JF abre inscrições para aulas on-line com início em fevereiro
Registros foram feitos antes da pandemia; aulas possuem duração de dois anos e estágio garantido pela Santa Casa JF, com inscrições no site escolasantacasajf.org.br/matriculas (Foto: Divulgação)

O curso terá duração de 1.800 horas e carga horária de estágio de 600 horas, a ser realizado nos CTI’S, Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado, Maternidade, Emergência, Enfermaria Clínica, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Laboratório, Transplante Renal e outros setores. Os alunos terão à disposição a sala de técnica, utilizada com o recurso pedagógico no desenvolvimento de procedimentos. “Esses técnicos vêm com qualidade diferenciada devido ao tempo de estágio prolongado dentro da instituição. Muitos hospitais os procuram para manter a qualidade dos serviços humanizados, garantindo a segurança do paciente”, reforça Mara Lúcia Wellerson, gerente se enfermagem e enfermeira da Santa Casa JF.

“Como entidade mantenedora da Escola de Enfermagem, a Santa Casa JF, reconhecida com grau de excelência, investe no que for necessário para que todos os alunos desenvolvam suas potencialidades para a plena realização profissional”, reforçou a diretora da Escola de Enfermagem da Santa Casa JF e enfermeira, Marlene Gervásio Silva, que desde 1999 trabalha buscando a manutenção e o aumento do sucesso da unidade e dos alunos que por lá se capacitam.

A escola atende a própria demanda do hospital e da região, oferecendo ensino de qualidade e professores competentes, proporcionando a formação de futuros pautados na responsabilidade, no compromisso e na seriedade, uma vez que a enfermagem, assim como a medicina, é um dos pilares básicos do atendimento à saúde.

Formada em 2007, foi na Escola de Enfermagem que Fabiana Luiza Valadares deu o pontapé em sua carreira. Desde então ela foi se interessando, estudando cada vez mais e, atualmente coordena as unidades da área materno-infantil. “Sou muito grata à Santa Casa JF, minha base foi aqui e aprendi do comecinho. Todo o conhecimento assistencial e de humanização aprendi aqui, com apoio da equipe que me deu oportunidade de crescer, dentro de uma área que sempre trabalhei.”

Vocacionada para ensinar

ESC-ENF-(25)ESC-ENF-(14)
<
>
(Foto: Divulgação)

As certificações da Santa Casa JF reforçam a vocação da instituição como hospital-escola. Em 2013, a entidade foi reconhecida pelos ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino, tornando-se formalmente campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde. O selo foi renovado em 2016 e 2018. Atualmente existem apenas 193 Hospitais de Ensino certificados no país.

Isso significa que a Santa Casa JF possui diretrizes curriculares voltadas para a formação de profissionais que contemplam o sistema de saúde vigente no Brasil, priorizando o trabalho em equipe e com ênfase no SUS. Deste modo, o ensino oferecido colabora ativamente na constituição de uma rede de cuidados progressivos à saúde, garantindo mecanismos de participação e controle social, além da melhoria contínua na capacitação e qualidade dos serviços prestados.

Tradicionalismo, qualidade e amplas certificações

O que também torna a Santa Casa JF um hospital de referência para os futuros especialistas é o fato de estarem inseridos em uma instituição certificada por alcançar o nível máximo da Acreditação Nacional pela ONA em “excelência em gestão” pela ISO 9001, que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade. A escola de enfermagem da Santa Casa JF é uma instituição tradicional, responsável pela formação de muitos profissionais conscientes de responsabilidade técnica e ética na execução de suas atividades de trabalho, como detalhou Luciene Correa, professora da instituição há 13 anos.

“Um grande diferencial é a possibilidade de o aluno realizar seu estágio no maior hospital da região, onde tem o contato, na prática, com a realidade do dia a dia hospitalar. Além disso, a escola é excelente ambiente de trabalho, caracterizado pelo respeito e pela empatia. Durante este tempo, pude acompanhar transformações na infraestrutura visando a oferecer o melhor aos alunos, com princípios éticos e de humanização que permanecem valorizados, independentemente de quaisquer mudanças”, enfatizou.

Tendo em vista os fins previstos para a educação nacional, a escola se propõe também a oferecer um ensino de elevado nível com uma propriedade exclusiva da instituição na cidade. “O ambiente de trabalho e a alta qualidade do ensino permitem ao professor a certeza de estar formando alunos capacitados para atuarem em qualquer área”, frisou o professor, farmacêutico e bioquímico Cícero Moreira, que há 12 anos leciona na Escola de Enfermagem e não esconde o orgulho daqueles que já passaram pelas salas de aula e retornarem como professores.

Leia também: Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúde

Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúdeAvenida Rio Branco, 3.353, Passos
Telefone: 3229-2222
www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf



Desenvolvido por Grupo Emedia