Design Gráfico: nova formação tecnológica do Unicsum
PUBLIEDITORIAL
Curso prepara profissionais para atuar em vários segmentos visuais, como publicidade, propaganda, marketing, fotografia, produtoras de vídeo e de arte
Do folheto que você recebe na rua até a embalagem de algum produto que você consome tem a participação de um designer gráfico, o profissional responsável por criar projetos de comunicação visual como logotipos, panfletos, outdoors, páginas da internet, entre outros. E uma boa oportunidade para aquelas pessoas que se identificam com a área é fazer parte da primeira turma do curso superior de tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário do Sudeste Mineiro (Unicsum). As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site: unicsumjf.com.br/processoseletivo.
A grade curricular do curso oferecido pelo Unicsum relaciona as teorias da área com as práticas mais modernas, no intuito de preparar o aluno para o mercado de trabalho, tornando-o apto a atuar em departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas nos mais diferentes segmentos, além do setor público, organizações não governamentais, empresas de fotografia, produtoras de cinema, produtoras de vídeo e prestação de serviço como autônomo.
Ao longo de toda a formação, que tem duração de dois anos, o aluno exerce atividades que o ajudam a dominar as linguagens tradicionais e as competências estéticas indispensáveis para a produção na área de design gráfico, sabendo caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações, criando e produzindo materiais em diferentes mídias, peças gráficas e audiovisuais, como layouts para impressos de diversas naturezas (revistas, livros, cartazes, folders, jornais, outdoors e demais impressos em grandes formatos). Outras funções são: atuar como diagramador e arte-finalista, que compete em elaborar e controlar toda a produção de arquivos para fotolito; produtor gráfico, acompanhando os trabalhos de impressão e acabamento de impressos em geral; criador de marcas e logotipos, responsável pela implantação de identidades visuais e parâmetros para a utilização correta da marca; e ilustrador, produzindo desenhos e/ou infográficos.
Carreira na visão do profissional
O mercado de trabalho para o designer gráfico é bastante competitivo. Para se destacar, a designer gráfica e diretora de arte Vitória Almeida recomenda o profissional identificar qual área possui mais habilidade e, posteriormente, estudar as brechas que existem na função. “É preciso ir contra a muitos paradigmas criados dentro da profissão, como estudar todos os software, sem preconceitos; estudar tipografia, cores e formas. Mas antes, é necessário ter um olhar mais voltado para a humanização e para o direcionamento. O foco é sempre na solução do usuário e no convencimento de que o designer é um profissional capaz de solucionar demandas criativamente, pois ele estudou e se preparou para tal função”, ressalta.
Outra dica da profissional é atentar-se para as oportunidades de trabalho que surgem durante a formação. “Comecei a trabalhar com design há sete anos, desde o primeiro período da graduação. Estagiei em gráficas, em empresas privadas, agências de publicidade e em repartições públicas. Os ‘nãos’ que recebi foram muito importantes, pois percebi que fui me tornando uma profissional melhor quando busquei conhecer mais as necessidades dos usuários, entendendo culturas e públicos. Isso facilitou bastante. Antes de concluir o curso eu já trabalhava na área como profissional full time. Já possuía uma rotina de trabalho sólida e com minha própria cartela de clientes”, conta.
Dentre as habilidades necessárias para atuar neste ramo, Vitória destaca que o aluno precisa ter curiosidade, que o leva a pesquisar e a investigar referências e tendências que em muito contribuem para a sua bagagem artística e profissional. “Desenhar é um diferencial, faz parte da jornada, mas é uma atribuição de um processo técnico/criativo. Como parte das ciências sociais aplicadas, o Design é uma metodologia de solução visual e de experiência, capaz de gerar frutos de engajamento de públicos específicos com ferramentas diferentes. Com essas atribuições, é possível definir os estágios dentro do fluxo do profissional de design, seja direção de arte, de criação, entre outros.”
Unidade Itamar Franco
Av. Presidente Itamar Franco, 3.170, São Mateus
(32) 2104-9090
Unidade Rio Branco
Av. Barão do Rio Branco, 2.872, Centro
(32) 4009-7000
Facebook: /unicsum
Instagram: @unicsum
Site: unicsumjf.com.br/processoseletivo