Educar para a vida toda

PUBLIEDITORIAL

Colégio Católico Comunidade Resgate utiliza a pedagogia cristã para conduzir os alunos pelos caminhos das virtudes* rumo à Sabedoria.


Por Colégio Resgate

22/04/2018 às 07h00

LOGO COLEGIO CATOLICO COMUNIDADE RESGATEPromover a formação integral, por meio do conhecimento, da disciplina e da espiritualidade de crianças e jovens.  Esta é a missão do Colégio Católico Comunidade Resgate, cujas atividades foram iniciadas neste ano. “Nossa proposta é a de uma didática humanizada baseada na pedagogia do próprio Cristo. Jesus é um grande modelo de educador para nós. Ele se preocupou em ensinar por meio de palavras e atitudes, fé e obras”, pontua o diretor do Colégio, Daniel Ribeiro. Segundo ele, o educador é aquele que conduz o aluno para que entre em contato com a sua essência percorrendo um caminho de vivência e prática das virtudes como a fé, a caridade e a fraternidade.

colegioresgate1
Alunos, professores e funcionários do Colégio Católico Comunidade Resgate: foco na formação cristã para a autonomia que conduz o homem para Deus. (Foto: Carolina Milani)

Pedagogia cristã

O diretor explica que a dinâmica pedagógica de Jesus estava, muitas vezes, em conduzir seus discípulos ao raciocínio, não dando respostas prontas, mas em levar os seguidores a ampliarem a compreensão da realidade. “Quando perguntaram para ele se era lícito ou não cobrar impostos, Jesus usou uma pergunta sobre a face estampada na moeda para responder. Em outras oportunidades, falou por meio de parábolas e pelo exemplo. Temos que aprender a observar a didática presente nas entrelinhas do Evangelho.

Com Jesus, aprendemos a não rotular, a ter paciência – que é a ciência da paz, a viver a realidade com lucidez e responsabilidade, calma e alegria, persistência e esperança. Cristo ensina o caminho da porta estreita, que é vencer as dificuldades por meio da conversão pessoal e pela graça de Deus. Cada educando é uma semente do bem, que deve ser bem nutrida e regada”, diz.

colegioresgate2
Ao conteúdo regular do MEC, o colégio associa o conhecimento e a prática dos valores cristãos, no dia a dia da sala de aula. (Foto: Carolina Milani)

Manter-se fiel à prática cristã, segundo ele, humaniza as relações na sala de aula. “Nossas crianças estão aqui, de uniforme e gravata, não apenas pelo fato da beleza em si, mas para levarem a sério os estudos, para serem educadas. Abrir a janela da consciência demora até que a pessoa se perceba responsável pelas suas escolhas e pelos seus atos. É preciso muito amor”, reforça Daniel.

A pedagoga e coordenadora Germana Ribeiro sabe que a proposta do Colégio é desafiadora e necessária nos dias atuais. “O mundo altamente tecnológico entrega tudo muito pronto para criança. Não há espaço para ela abstrair, criar seu próprio caminho. Isso dificulta o desenvolvimento da autonomia”, explica Germana.

O caminho do meio

A formação humanizada, à luz do Evangelho, exige cuidado na preparação dos educadores levando em conta a identidade de católicos, ou seja, o acolhimento integral dos ensinamentos de Cristo. “Buscamos o caminho do meio, como ensina Santo Agostinho, que é o das virtudes, fugindo dos extremos da rigidez excessiva que não favorece o diálogo e da liberdade exagerada que nega o autêntico amor. Mas como chegar ao ‘meio’ sem ficar em ‘cima do muro’ ou no relativismo? Sendo ao mesmo tempo firmes e livres, amorosos e disciplinados”, ensina Daniel.

colégioresgate3
Responsabilidade, calma e alegria, persistência e esperança fazem parte da vivência escolar dos alunos (Foto: Carolina Milani)

Segundo o diretor, a necessidade de uma sociedade mais justa e ética é questão central para a Igreja Católica. “Participamos do Congresso Mundial de Educação, em Roma, e esse foi um pedido do Papa Francisco. Baseamos a formação do professor na pedagogia de Cristo, nos documentos da igreja sobre a educação, na visão católica sobre a escola e o papel do professor. É preciso que os ensinamentos sejam acompanhados pelo testemunho e pela coerência de vida”, observa.

arte resgateFormação continuada

O processo de formação dos professores do Colégio Católico Comunidade Resgate começou três anos antes da abertura da escola aos alunos e ainda se mantém, com encontros semanais, nas noites de quarta-feira. Os módulos são abertos à participação de todos os interessados. “Participamos de diversos treinamentos no Colégio Querigma, em São Paulo”, conta Juliana Silva, missionária da Comunidade, professora de Português aposentada, das redes estadual e municipal.

No Colégio Católico, além de dar aulas para o terceiro ano do Fundamental, Juliana comanda a Oficina de Contação de Histórias. “Ensinamos o conteúdo regular do MEC e nos preocupamos em usar textos que comuniquem as virtudes para que a criança cresça nelas. Os pais estão vendo isso acontecer e ficam encantados. À medida que as pessoas conhecem mais a escola, vão percebendo a riqueza de nossa proposta. É uma educação para a vida toda ”, observa Juliana.

conteudo anunciante5

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

X
noscript