Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Churrasco: Conheça novos cortes com mais sabor

PUBLIEDITORIAL

Shoulder, flat iron, raquete e chuck eye roll são alguns dos cortes produzidos a partir de partes populares do boi


Por Nosso Xurras

21/12/2020 às 07h00

Para inovar no churrasco do fim de ano, é preciso dar um upgrade no cardápio e deixar de lado a ideia de “carne bovina de primeira e de segunda”. Há alguns anos, as prateleiras do supermercado têm mostrado uma variedade maior de cortes diferentes de carnes, como alguns da parte dianteira que antes eram desprezados. A gourmetização e a introdução de raças de gado estrangeiro no rebanho, como Angus, Hereford e Wagyu, estão entre as responsáveis por esse novo modo de consumir carne.

“O produto final hoje depende do investimento em genética, da alimentação, de técnicas de manejo, entre outros fatores. Entre os cortes populares e campeões de venda no momento, estão shoulder, raquete e o chuck eye roll. Essas peças são produzidas a partir de partes populares do boi, como a paleta e o acém, mais usadas no dia a dia como carne de panela, para bife ou moída. Orientamos os nossos clientes quanto ao preparo e garantimos a satisfação. É muito gratificante receber um feedback de que aquele corte que indicamos foi um sucesso no churrasco”, destaca Tiago Couto, um dos sócios-proprietários do Nosso Xurras.

Novos cortes de churrasco

Churrasco: Conheça novos cortes com mais sabor
(Foto: Acervo Pessoal)

Ancho (Argentina, Uruguai, países da América do Sul), ou ribeye (inglês), noix e entrecôte (França)
São algumas nomenclaturas do filé de costela que é a parte dianteira do contra-filé no Brasil. É um corte sem capa de gordura, mas com marmoreio espetacular. Assado, é muito macio e suculento

Bife de chorizo (Argentina), top sirloin (Estados Unidos) e contra-filé no Brasil
Corte do traseiro (lombo) com capa de gordura. É bem conhecido dos brasileiros e tradicional, mas hoje tem a variação que é feita em tiras

Prime rib (mesma nomenclatura usada por americanos e brasileiros)
Este corte é o nosso famoso ancho ou filé de costela com um diferencial: ele vem com osso (aproximadamente de 10cm). Desta parte, também derivamos o Tomahawk com o osso mais longo (27cm a 30 cm)

T-bone
Também é retirado do lombo. No centro, há um osso em formato de T: de um lado, é o contra-filé e, do outro, o filé mignon

Chuck eye roll ou miolo do acém
Corte do dianteiro, carne bem marmorizada (gordura entremeada), com ótimo custo/benefício

Miolo da paleta conhecido como shoulder no Brasil e Estados Unidos
Corte do dianteiro, porém com características semelhantes ao filé mignon com grande potencial de marmoreio.

Costela do dianteiro
São tiras de costela serradas com osso, muito suculentas e saborosas, ótimas para fazer na grelha, ficam muito macias

Bananinha
É uma parte especial do contra-filé, um subcorte também conhecido como entre costela, pois é a carne que segura o contra-filé na costela, recebe esse nome pelo seu formato de tiras mais alongadas e arredondadas. Com bastante gordura entremeada, é uma ótima escolha para churrasco, principalmente pelo seu preparo, que é bem fácil

Segredos do Airton

Churrasco na airfryer: Veja como fazer
Airton Soares, colunista da Tribuna

“Mais do mesmo? Nem pensar!. Precisamos mudar, sempre, inclusive na mesa, para aproveitar os sabores e aromas da vida! Portanto, fica aqui a minha sugestão de dar uma folga para a picanha, a costela e o lombo no churrasco de final de ano.
Vamos surpreender nossas papilas gustativas, e para isso contamos com a ajuda de quem vai nos presentear com novidades para grelha e para os espetos do Natal e Réveillon. Não é o Papai Noel, ok? Tô falando do Nosso Xurras!

Que tal botar pro jogo um delicioso prime rib? Eu preparei aqui em casa uma peça Angus da VPJ que veio do Nosso Xurras, usando a airfryer e com o tempero da Gonzalo, como já contei nas colunas anteriores. A carne já vem preparada para ir direto pra grelha, bastando temperar. Esse corte bovino, que vem junto com o osso da costela, corresponde ao ancho, com alto grau de marmoreio, que é a gordura entremeada na carne, o que resulta em suculência e sabor inigualável.

Churrasco: Conheça novos cortes com mais sabor
Foto: Acervo Pessoal

Se você quer o corte sem osso – que eu acho que dá um visual bacana – ou se prefere esse tipo de carne no espeto, pode optar pelo ribeye e ter muito sabor garantido também.
Indo mais adiante – de verdade – nos cortes bovinos, temos uma excelente carne que vem sendo preparada com muito capricho pelas mãos de habilidosos churrasqueiros, o shoulder steak, que sai do miolo da paleta, parte dianteira do boi. Ela é considerada uma das carnes mais macias do bovino, pareando com o filé mignon nesse quesito. Muito é fruto do manejo e da criação dos animais selecionados dos quais os grandes frigoríficos retiram esse corte. É suculenta e tem sabor diferenciado, além de ser fácil de ser preparada na grelha ou no espeto.

E que tal deixar o pernil suíno de lado? Vamos dar uma folga pra Peppa! O pernil de cordeiro é uma ótima opção, por ter sabor suave e único. E por isso faz um sucesso danado no churrasco: todo mundo que experimenta vira fã na hora! O tamanho é ideal para ir inteiro na churrasqueira, o que garante um belo resultado na hora do serviço, chegando imponente à mesa. A dica é marinar a peça em temperos e especiarias previamente e preparar o assado envolto no papel alumínio, preservando os líquidos e sabores, para só depois, na finalização, levá-lo à grelha para dourar. Legumes assados na grelha são um excelente acompanhamento, assim como a geleia de hortelã agrada bastante na hora de consumir essa carne.

E é isso: nada de figurinha repetida no Natal e Réveillon! As carnes nobres e de excelente qualidade do Nosso Xurras vão garantir um inesquecível churrasco neste fim de ano. É como eu sempre digo: com carne de qualidade na brasa você nem precisa ser o melhor churrasqueiro do mundo, pois o resultado sempre será bom e vai agradar!”

Leia também: Churrasco de fim de ano: Como dar mais sabor à carne

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 14h

Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul

Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood

Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122

Instagram: @nossoxurrasjf

Facebook: /nossoxurrasjf



Desenvolvido por Grupo Emedia