Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Brás Pires foca no bem-estar de sua população

PUBLIEDITORIAL

Em seis meses, uma série de realizações foram desenvolvidas, como nas áreas da saúde e obras e na geração de empregos; o trabalho não para


Por AMPAR/CIMPAR

19/07/2021 às 07h00

Bras Pires

rio pomba

rio pombaOs últimos seis meses no município de Brás Pires, localizado a cerca de 165km de Juiz de Fora, foram de muito trabalho sério e foco no bem-estar da população. É uma série de trabalhos, desenvolvidos mesmo com as dificuldades que a pandemia estabeleceu, que merecem destaque. Mas, ainda assim, muito será feito para avançar e proporcionar um futuro melhor, que já começa agora.

Brás Pires, com menos de cinco mil habitantes, possui o charme das cidades mineiras do interior, com povo hospitaleiro, acolhedor e trabalhador. As tantas realizações desenvolvidas foram pensadas para valorizar ainda mais o cidadão e melhorar seu dia a dia. No setor de obras, por exemplo, cerca de 4km de estrada foram asfaltadas, entre a cidade e o distrito de Ribeirão e, também, a do distrito de Malacacheta. Na zona urbana, é possível perceber o trabalho: diversas ruas foram asfaltadas, bem como pontos que precisavam de reparo receberam a manutenção necessária.

Nesse mesmo sentido, a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário foi revitalizada, ganhando pinturas nos muros e valorizando, ao mesmo tempo, a cultura mineira, assim como a praça central, que recebeu reforma. Além disso, novas construções vêm surgindo na cidade, como o almoxarifado e lavanderia na Unidade Mista de Saúde e o novo Centro de Fisioterapia.

Novas contratações médicas

A área da saúde também recebeu modificações para melhor atender a população. A atual gestão realizou a contratação de um médico psiquiatra, mais um fisioterapeuta para a Unidade Mista de Brás Pires e ainda um cardiologista para a comunidade da Malacacheta. Além disso, agora é possível a realização de exames de ultrassonografia no próprio município, e uma nova ambulância foi adquirida.

No que se refere à pandemia, o empenho da equipe da saúde vem mostrando resultados. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, e novos leitos destinados a pacientes infectados pela Covide-19 foram disponibilizados. Inclusive, a dedicação na campanha de vacinação é perceptível: a população mais idosa e com dificuldade de locomoção recebeu a imunização em casa, e todos acima de 45 anos já receberam a aplicação da primeira dose.

Professores são essenciais

Outra área que sofreu impacto na pandemia foi a educação, sendo um dos maiores desafios do momento. Mas, nesse caso, o destaque são os professores da cidade, que têm se mostrado cada vez mais criativos e comprometidos no trabalho de ensinar à distância e não parar as atividades.

Programa “Minha Morada”

Com foco na população, novos projetos foram e ainda vão ser lançados em Brás Pires. Um deles é o Programa “Minha Morada”, em que a prefeitura realiza reformas nas casas das pessoas em situação de vulnerabilidade, transformando, também, suas vidas. A primeira reforma já foi feita na casa da Dona Tonha, 81 anos, moradora da zona rural, que teve um sonho realizado.

“Tudo que fizemos até agora foi possível porque encontramos uma prefeitura organizada, com as contas em dia e dinheiro em caixa. A gestão anterior fez um excelente trabalho por Brás Pires e pretendemos dar sequência”

Domingos Rivelli
Prefeito

Bras Pires

Geração de emprego e renda

Uma das soluções encontradas para valorizar a população é levar à cidade empresas de fora. Uma delas é da área de móveis e que, em breve, começará suas atividades. Outra atividade nesse sentido foi a instauração do Programa Mais Genética, que visa melhorar a genética do gado e, consequentemente, a renda do produtor rural. Além disso, cursos e capacitações profissionais das mais diversas áreas têm sido oferecidos com frequência, para atualizar toda a população interessada.

Abastecimento e qualidade da água

O trabalho não para, e a Prefeitura de Brás Pires está empenhada em melhorar o abastecimento e a qualidade da água. Já foram construídos uma nova casa de máquinas e muro para proteção dos reservatórios. Um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata (CISAB) foi firmado, para auxiliar nos projetos e ações relativas ao abastecimento de água. Além disso, a atual gestão está buscando, junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), um empréstimo no valor de R$ 1 milhão, que será totalmente investido na melhoria do abastecimento de água.

Leia também: Saiba mais sobre o selo SIM, que garante qualidade a produtos da região

consórcioconsórcioPara ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br



Desenvolvido por Grupo Emedia