Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Aprenda como harmonizar a cerveja com o churrasco

PUBLIEDITORIAL

A bebida é a número 1 quando se pensa nessa ocasião; as opções vão muito além das cervejas tradicionais

Por Nosso Xurras

18/01/2021 às 07h00

Aprenda como harmonizar a cerveja com o churrasco
Nosso Xurras tem especialistas na área e uma variedade de produtos para que não falte harmonia da cerveja com o seu churrasco (Foto: Divulgação)

Ao se preparar para montar o churrasco do fim de semana, é inevitável não pensar em uma cerveja bem gelada para acompanhar. Normalmente, já se sabe quais cortes preparar para a ocasião. Mas você sabia que ao aprender a harmonizar, o seu churrasco pode ficar muito mais saboroso? Pode acontecer do elemento da cerveja ser sobreposto por um componente do prato, ou mesmo a combinação ressaltar algo no sabor de um ingrediente no outro, dando destaque para alguma característica comum entre os dois elementos.

Há, atualmente, um grande apelo na gourmetização dos cortes e na forma de preparo, juntamente com as cervejas artesanais. E, pensando nisso, o Nosso Xurras se prepara para oferecer aos clientes uma carta maior de cervejas em 2021. Segundo o sócio-proprietário Tiago Couto, a ideia é sempre inovar. “Atualmente a loja trabalha com os rótulos Pilsen, IPA e RED, da cervejaria São Bartolomeu. Queremos dar mais essa sensação para os nossos clientes e oferecer um cardápio maior de cervejas especiais e artesanais”, ressalta.

Aprenda como harmonizar a cerveja com o churrasco
(Foto: Divulgação)

Confira alguns estilos de cerveja e as sugestões do Nosso Xurras para você usar no seu churrasco:

Aves: Carnes de aves costumam ter um índice de gordura bem baixo, com variantes em seu preparo. São cortes mais delicados e que demandam cervejas leves. Uma excelente pedida é uma Witbier. Outra ótima dica é Amber Lager ou Weizenbier.

Carne vermelha: A rainha do churrasco, a picanha, por exemplo, com uma capa de gordura mal passada, pede uma American IPA. De repente até uma Imperial American IPA. Já cortes de carne que demandam um pouco mais de brasa e fumaça ficariam muito bem com Schwarzbier, Dry Stout e até mesmo Stout.

Carne de Porco: Uma pancetta ou joelho de porco fica magnificamente bem com Rauchbier e com cervejas com perfil de malte tostados, remetendo ao caramelo e toffee, como Amber lager, Irish Red Ale, Vienna Lager. O doce de malte fica maravilhoso nessa combinação!

Ovinos: Uma American Pale Ale é a combinação perfeita com esta carne que tem um sabor bem diferente e pouca gordura.

Dica da Mari Penna

Pratos que tenham a carne como protagonista são muito bem acompanhados por cervejas especiais, seja dentro da taça ou até mesmo na receita! E nós, brasileiros, adoramos isso! Mas além da escolha dos cortes, é preciso se atentar à preparação da carne para que a harmonização funcione como uma experiência ainda mais agradável! Será frita? Assada? Cozida? Experimente acompanhar um belo croquete de costela com uma IPA. O amargor presente nesse estilo de cerveja casa muito bem com o sabor e untuosidade da costela e “sustenta” a fritura, chamando para mais um gole.

Segredo do Airton Soares

Aprenda como harmonizar a cerveja com o churrasco
Airton Soares, colunista da Tribuna

Cerveja harmoniza com… Comigo!

Sempre que tenho uma pauta de harmonização de cerveja a frase acima vem a minha mente. Afinal, cerveja combina com tudo, mas principalmente com quem toma, não é verdade?

É bom lembrar que em nossa cidade temos um grande privilégio: estamos na terra da cerveja! Em JF nasceu a primeira cervejaria de Minas Gerais, criada muitos anos atrás pelos colonos alemães. E com eles vieram diversas receitas de cerveja. Hoje, nossos mestres cervejeiros produzem em vários estilos, com influências da escola alemã, mas também da belga, americana e tantas outras.

Que tal iniciarmos com a maltada RED? Ela é a verdadeira número 1 quando começamos a escolher novos estilos, pois quase sempre é a cerveja de entrada nesse universo de artesanais. Caramelizada, combina perfeitamente com carnes de sabor forte. Fica ótima com uma boa carne de cordeiro, daquelas que você sempre encontra no Nosso Xurras, inclusive numa versão saborosa de linguiça. Valoriza cada mordida e gole também.

Ou ainda, podemos degustar um estilo que é o queridinho aqui em nossa cidade e que a cervejaria São Bartolomeu domina como ninguém a produção: a IPA – India Pale Ale – que é muito aromática e tem amargor mais pronunciado, mas mantém a leveza, descendo muito mais redondo do que as previsíveis brejas mainstream. Seu amargor “limpa” o paladar a cada gole e, por conta disso, combina perfeitamente com carnes mais gordurosas, como uma costela de boi e seus cortes próximos: o filé de costela e um macio assado de tira. A cerveja “libera” nossas papilas quando bebemos e deixam a carne apresentar todo seu sabor a cada mordida. Bela combinação!

Mas quer saber mesmo? No churrasco, o estilo pilsen domina a lista de preferências, afinal ela é suave e muito bem adaptada ao paladar dos brasileiros. E como nós amamos churrasco, ela nunca falta. Aí é fácil: é só encher o copo e se servir de uma boa carne junto à churrasqueira (o calor da brasa é mais um motivo pra tomar um generoso gole de pilsen gelada). Ela casa bem com o pão de alho, linguicinhas, picanha, filé, alcatra, pernil, costelinha, asinha, coraçãozinho e o que mais vier lá do Nosso Xurras direto pras grelhas da churrasqueira. Aí surge a união perfeita do comer e beber, da cerveja e do churrasco, do brasileiro e da festa.

Leia também: Churrasco: Conheça novos cortes com mais sabor

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 14h

Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul

Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood

Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122

Instagram: @nossoxurrasjf

Facebook: /nossoxurrasjf





Desenvolvido por Grupo Emedia