Redes imobiliárias: uma tendência que chegou a JF
PUBLIEDITORIAL
Setor 1 é a primeira rede imobiliária da cidade e já reúne cinco empresas, mais de 170 colaboradores e milhares de imóveis disponíveis para locação, compra e venda
Se existe um modelo de negócio que vem crescendo em todo o país, contribuindo para que grandes, médias e pequenas imobiliárias possam obter resultados ainda mais positivos, é a formação de redes imobiliárias. Essas redes nada mais são do que associações criadas entre empresas que visam fomentar parcerias e melhorar o relacionamento entre si, compartilhando experiências, metodologias, carteira de clientes e faturamento. Em Juiz de Fora, essa união atende pelo nome de Setor 1, a primeira rede imobiliária da cidade. Formada por cinco empresas renomadas e experientes – Universal Imóveis, Ribeiro & Arrabal, Dom Imóveis, Alicerce Negócios Imobiliários e Almeida Polini Negócios Imobiliários -, a rede já representa uma parcela grande nas transações imobiliárias do município.
Segundo um dos gestores da Setor 1, Julio Ribeiro, são mais de 300 imóveis vendidos e mais de mil locações, gerando aproximadamente R$ 150 milhões em vendas somente em 2019. “Se obtemos esses resultados sem a integração com a Setor 1, com a nossa união em prol de um mesmo propósito, podemos chegar ainda mais longe”, pontua. Com a reunião dessas cinco empresas, os clientes passam a ter à disposição mais de 140 profissionais, entre corretores e colaboradores lotados no serviço de locação.
A ideia de trabalhar em rede, contudo, sempre existiu no Brasil, já que muitas imobiliárias mantinham contato de maneira informal. As empresas que compõem a Setor 1, por exemplo, sempre trocavam informações, mas não chegavam a realizar negócios juntas. Por conta dessa proximidade, decidiram formalizar essa relação de trabalho de forma que ela fosse ainda melhor e mais rentável para todos. Além de gerar mais negócios para as empresas afiliadas, essa união de imobiliárias tem o objetivo de promover economia em marketing, tecnologia, treinamento e, o mais importante, proporcionar troca de conhecimentos.
Rede não é franquia
Uma das maiores vantagens da Setor 1 é não atuar dentro do modelo de franquia, ou seja, permite à empresa licenciada manter sua identidade visual, modelo de gestão e nicho de atuação. Os custos de adesão são bem mais atrativos e acessíveis, se comparado aos praticados no franchising. Nesta lista de benefícios, a Setor 1 oferece às imobiliárias a participação em treinamentos para qualificação profissional, estratégias de marketing imobiliário de alta performance, reconhecimento dos esforços colaborativos e acesso a uma base única de dados, o que vai gerar mais oportunidades e maior agilidade nos negócios para todas as partes envolvidas.
Além das imobiliárias, fizeram parte da criação da Setor 1 os seguinte profissionais e empreendimentos: Ivo Cunha, advogado, professor, analista de negócios, consultor, palestrante e societário de grandes empresas em variados setores; Carlos Torres, designer gráfico, professor e especialista em criação de logotipos e identidade corporativa; SERMAC Contabilidade; GPME, empresa se consultoria para negócios; e Grupo Emidia, agência de marketing digital de performance em resultados.