Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Matias Barbosa: Bem-estar para a comunidade

PUBLIEDITORIAL

Prefeitura de Matias Barbosa investe em saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer, contando com a parceria da AMPAR/CIMPAR – Zona da Mata


Por AMPAR/CIMPAR

10/05/2021 às 07h00

matias barbosa
Com localização privilegiada e acesso fácil à BR-040 e a outras importantes vias, Matias Barbosa atrai empresas e busca desburocratizar a abertura de novos negócios

No primeiro quadrimestre de sua gestão à frente da Prefeitura de Matias Barbosa, o prefeito Beto Lopes conseguiu levar, com sua equipe, importantes melhorias para a população da cidade, com apoio da Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna e Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (AMPAR/CIMPAR – Zona da Mata). São investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer.

Com localização privilegiada e acesso fácil à BR-040 e a outras importantes vias, a cidade ainda oferece boa estrutura para a implantação de empresas e busca desburocratizar a abertura de novos negócios. Matias Barbosa quer crescer ainda mais nos próximos anos. “Buscamos não apenas atrair investimentos a curto prazo, mas garantir estabilidade aos nossos parceiros, gerar emprego e renda para a nossa cidade, fazendo com que as empresas se mantenham por aqui”, destaca o prefeito.

Enfrentamento ao coronavírus

matias barbosaA Prefeitura de Matias Barbosa recebeu no mês passado dois novos ventiladores pulmonares, dois cardioversores e duas camas que serão utilizados nos leitos da Sala de Estabilização. Mais de 230 mil foram investidos na compra dos equipamentos.

Atualmente, a unidade de saúde do município conta com 14 leitos de enfermaria e dois leitos de estabilização. Os usuários recebem o primeiro atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSFs), e os casos que necessitam internação são referenciados à Policlínica, Rede Conveniada Sistema Único de Saúde (SUS).

matias barbosa

Obra vai evitar futuras enchentes

Prevista para ter início ainda no primeiro semestre deste ano, a construção da segunda galeria de águas pluviais no Bairro Monte Alegre vai evitar futuras enchentes na comunidade. Ao longo dos últimos anos, o local já sofreu várias vezes com as consequências de chuvas fortes. O prefeito Beto Lopes destacou que foram feitos estudos e avaliações para a escolha da medida. “É uma demanda urgente e por isso fizemos o possível para que a obra acontecesse neste semestre.”

No dia 30 de abril, foi realizada a licitação para a intervenção. A empresa juiz-forana Nexxus Construtora e Incorporadora Ltda foi a vencedora do processo. A iniciativa será realizada com recursos próprios do Município, um investimento de mais de R$ 1 milhão. Após a data de início da ordem de serviço, a empresa terá 90 dias para concluir a obra.

Educação de qualidade

Por conta da pandemia, a educação passou por mudanças significativas. Foi preciso readequar a forma de levar ensino a milhares de alunos. E a Prefeitura de Matias Barbosa vem dando todo o suporte para levar qualidade na educação de seus estudantes da rede municipal.

Os alunos recebem as atividades escolares periodicamente, foi então feita uma campanha para que esses exercícios retornem para serem avaliados pelos professores. A avaliação é feita por meio de um vídeo nas redes sociais da Prefeitura, que também é compartilhado via aplicativo de mensagem.

Os professores da rede municipal da cidade participam de um curso de capacitação em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. A entrega da merenda é feita aos estudantes desde o início da pandemia, com itens selecionados por uma nutricionista.

A Prefeitura de Matias Barbosa também investiu em equipamentos que vão contribuir para um aprendizado diferenciado quando for possível o retorno das aulas presenciais. Foram adquiridas mesas digitais interativas e computadores, e já está na programação a revitalização de algumas escolas, com pintura e outras intervenções.

Ciclismo esportivo

Atendendo a uma demanda de atletas do município e ao compromisso com a promoção de esportes, a Prefeitura de Matias Barbosa deu início em abril à criação de pistas para a prática de esportes relacionados ao ciclismo, como o mountain bike. As pistas serão no Parque da Represa Monte Alegre. O prefeito Beto Lopes ressaltou o interesse do município em projetos relacionados ao ciclismo, tornando o município um polo do esporte na região.

O município tem recebido um volume maior de ciclistas, interessados não apenas em passeios, mas também na prática de diferentes modalidades. As estruturas que serão instaladas devem seguir o padrão nacional para atrair eventos.

Empresa matiense recebe certificado do CIMPAR

A empresa de pescados Serra & Mar, localizada em Matias Barbosa, recebeu este ano o certificado do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR _MG). O documento permite a comercialização dos produtos da empresa aos 40 municípios que fazem parte da rede de consórcio.

A expectativa é que outras empresas de produtos de origem animal participem do consórcio e com isso contribuam para aquecer a economia local e da região. O CIMPAR está cadastrado pelo Ministério de Agropecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia também: Chácara: Mais de 50 ações em 100 dias de governo

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

 



Desenvolvido por Grupo Emedia