Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Chácara: Mais de 50 ações em 100 dias de governo

PUBLIEDITORIAL

Prefeitura, com apoio da AMPAR/ CIMPAR – Zona da Mata, investe em mais educação, saúde, segurança e infraestrutura


Por AMPAR/CIMPAR

03/05/2021 às 07h00

Mais investimento em saúde, segurança pública, estradas e inovação na educação durante a pandemia. Assim foram os 100 primeiros dias da nova gestão de Chácara, cidade com população de cerca de três mil habitantes. Neste primeiro trimestre, o prefeito Bilim também retomou o convênio com a AMPAR/ CIMPAR – Zona da Mata e destacou a importância da união de forças para que o município siga em crescimento. “O mais importante é que fizemos um pacto com a comunidade antes das eleições e estamos cumprindo. Agora, estamos pactuando com os governos federal e estadual e outros parceiros, como AMPAR/CIMPAR e deputados. São parcerias que têm dado muitos resultados”, destaca o prefeito.

O prefeito Bilim e o vice Marcelo

Saúde

Entre as ações implementadas pelo executivo municipal, está a contratação de médicos cardiologista e ortopedista, especialidade que o município não contava, e também psicólogos e enfermeiros. Para melhorar o atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19, foi criado a CENTRAL DA COVID, que funciona no anexo da Unidade Básica de Saúde. A Prefeitura de Chácara realizou ainda várias ações para o combate ao coronavírus, uma delas foi a sanitização de espaços públicos, como ruas, praças, postos de saúde, escolas entre outros espaços.

Segurança pública

Chácara recebeu uma nova viatura para a Polícia Militar graças a emenda do deputado federal Júlio Delgado. Segundo o prefeito Bilim, o veículo será utilizado para patrulhamento na Zona Rural, que passa a ter mais segurança. A Prefeitura de Chácara realizou também a reforma do Destacamento de Polícia da cidade. O prefeito ressalta que, para ter mais segurança na cidade e diminuir a criminalidade, “é preciso oferecer local salubre e ferramentas que possibilitem autonomia para estes importantes profissionais atuarem em prol da comunidade.” A Prefeitura está trabalhando com o Governo de Minas e segue também com o projeto para implantação do Sistema de Vigilância de Segurança através de câmeras de monitoramento.

chácara

Educação

Em meio à pandemia, o modelo de educação precisou ser reformulado. Desde o início do ano letivo de 2021, os estudantes da rede municipal de Chácara estão recebendo o Kit Material Escolar, composto de uma pasta e um porta-lápis personalizados. O kit é entregue com uma apostila colorida e material referente ao conteúdo escolar. Além disso, os pais e alunos podem tirar dúvidas por meio de grupos de WhatsApp e telefone, o que, segundo o prefeito, vem sendo muito bem aceito. Além das apostilas, a Prefeitura de Chácara também entrega o Kit Merenda Escolar para os alunos da rede pública municipal mensalmente. O kit é elaborado pela nutricionista do município. Através do deputado federal Júlio Delgado, a Prefeitura conseguiu viabilizar uma emenda no valor de R$ 199.740,06 para aquisição de um ônibus escolar e R$ 25.397,44 para aquisição de brinquedos para a pré-escola.

Mais genética e castração

Por meio de emenda parlamentar dos deputados Sheila Oliveira e Charles Evangelista, Chácara recebeu kits de inseminação artificial do Programa “Mais Genética”. Os equipamentos vão melhorar a genética dos rebanhos e, consequentemente, o trabalho de pequenos pecuaristas. Luvas cirúrgicas, doses de sêmen, botijões para acondicionamento das doses, aplicadores e motocicletas para deslocamento entre as propriedades são alguns dos itens adquiridos. Mais de 250 cães e gatos foram castrados por meio do projeto de castração do deputado Noraldino Júnior em conjunto com a ONG Ajuda e a S.O.S Cães, protetora dos animais em Juiz de Fora.

Estradas

As extensas estradas vicinais do município passarão por reformas, e a Prefeitura pretende intensificar os trabalhos para dar acessibilidade aos moradores e a quem depende das estradas rurais. Uma máquina Patrol que estava parada há anos foi reparada em janeiro e vem realizando serviços de patrolamento, cascalho, limpeza de caixas de passagem, retirada de queda de barranco, capina e construção de pontes. A Prefeitura de Chácara está refazendo acessos com novas pontes nas estradas vicinais. Foi recuperado o acesso na Região da Estrela, acesso que liga Região do Morro Vermelho a Região da Boa Vista. Outras pontes também foram recuperadas nas regiões bem como a Ponte Azul e dentre outras. Foram realizadas melhorias também nos acessos das estradas à Região da Taboca. As curvas foram abertas, e estradas foram ampliadas para que o tráfego seja mais seguro, oferecendo tranquilidade aos moradores.

Economia

Foi implantada no município a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe). A medida pretende modernizar e auxiliar os prestadores de serviços do município com um sistema de fácil utilização.

Leia também: AMPAR/CIPAR chega a 40 municípios associados

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

 



Desenvolvido por Grupo Emedia