Juiz de Fora sedia Faculdade de Medicina que é nota máxima em todos os quesitos no MEC
PUBLIEDITORIAL
Faculdade Suprema se destaca como um polo de educação médica de alto padrão
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF, a SUPREMA, reafirmou seu compromisso com a Excelência ao conquistara nota máxima (5) na avaliação presencial do Ministério da Educação (MEC) para o curso de Medicina. O resultado destaca a Instituição como uma referência nacional no ensino superior e confi rma sua posição entre os melhores cursos de Medicina do Brasil.
A avaliação do MEC, amplamente reconhecida pela rigorosidade, leva em conta três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e infraestrutura. O instrumento de avaliação é constituído por 39 indicadores em uma escala de 1 a 5 e, a SUPREMA, alcançou nota 5 (máxima) em todos. Para o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da SUPREMA, Djalma Ricardo, esse fato é pouco comum em avaliações
do MEC, “essa nota demonstra mais uma vez que a qualidade está em nosso DNA”, afirma o Diretor.
O curso de Medicina da SUPREMA, ao alcançar a nota 5, evidencia seu compromisso com a formação de médicos altamente capacitados, que atendem os mais elevados padrões educacionais e profi ssionais. Esse reconhecimento impacta diretamente as oportunidades acadêmicas e de mercado para os estudantes, consolidando a Faculdade como um diferencial competitivo na área da saúde, que atualmente, emprega mais de 95% dos seus egressos assim que se formam.
“Essa conquista é fruto do trabalho conjunto de estudantes, professores, colaboradores, corpo diretivo e toda a equipe que, diariamente, se dedicam à construção de uma educação de qualidade. Nosso objetivo é formar profissionais não apenas tecnicamente competentes, mas também éticos e comprometidos com a saúde e com as necessidades da sociedade”, destaca Djalma Ricardo.
A nota máxima do MEC reafirma a tradição de qualidade da Faculdade SUPREMA e fortalece ainda mais sua missão de “Oferecer Ensino
de Excelência para formar profissionais competentes na área da Saúde”, conclui o Diretor.
Humanização além da Tecnologia: o compromisso com o Futuro da Saúde
Com investimentos em laboratórios de ponta, tecnologias inovadoras e metodologias pedagógicas atualizadas, a SUPREMA alia ciência e técnica ao compromisso ético e humano. Desde os primeiros anos de formação, os estudantes são imersos em práticas que valorizam o acolhimento, a empatia e o respeito como pilares fundamentais do cuidado em saúde.
A relevância da Instituição também é reconhecida por suas ações junto à Sociedade. Em 2024, a SUPREMA desenvolveu 34 Projetos de Extensão e realizou 76 ações sociais, impactando diretamente cerca de 5 mil pessoas. Além disso, o Programa Integrador (PI) atende 11 Unidades Básicas de Saúde no município de Juiz de Fora, promovendo cerca de 120 ações anuais na Atenção Primária. Já o Hospital e
Maternidade Therezinha de Jesus, que é referência em Atenção Secundária, realiza aproximadamente 5.500 atendimentos ambulatoriais por mês.
Esses cenários aproximam os estudantes das demandas reais da saúde, enquanto as ações de Extensão promovem um impacto que transcende o ambiente acadêmico, reforçando o compromisso da Instituição em transformar aprendizado em cuidado efetivo. Na SUPREMA, a tecnologia é uma aliada indispensável, mas é a humanização que guia cada ação. Segundo o Diretor-geral da SUPREMA, Jorge Montessi, é dessa forma que a Instituição constrói o futuro da saúde: “Formando profissionais éticos, inovadores e comprometidos com o bem-estar integral das pessoas”, conclui.
Pelo olhar do estudante…
“Estudar na SUPREMA é fazer parte de uma instituição que realmente se preocupa em oferecer o melhor em todos os aspectos. A faculdade recebeu conceito 5 em todos os quesitos, e isso reflete o compromisso constante com a excelência acadêmica e estrutural. Temos acesso a uma infraestrutura moderna, laboratórios de alta qualidade, bibliotecas completas e um hospital-escola que é referência. O currículo é cuidadosamente alinhado às demandas da formação médica, e o corpo docente é extremamente qualificado, sempre disponível para nos orientar e apoiar. Mas o que realmente diferencia a SUPREMA é o acolhimento. Desde o pessoal da limpeza até os professores, coordenadores e preceptores, todos nos tratam com atenção e cuidado. É um ambiente acolhedor, onde nos sentimos parte de uma verdadeira comunidade de apoio e crescimento. Esse equilíbrio entre excelência técnica e humanidade faz toda a diferença na minha jornada acadêmica e me faz sentir que escolhi o lugar certo para construir meu futuro.”
Aline Tinoco, estudante de Medicina
“Hoje, vejo que viver meu sonho de cursar Medicina na SUPREMA foi definitivamente minha melhor escolha. Tive contato com cenários de prática logo no primeiro período, desde Unidades Básicas de Saúde espalhadas por toda Juiz de Fora, até um hospital-escola conveniado exclusivo para os alunos, que é o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, o que permite que eu relacione as aulas teóricas com a Medicina da vida real. O acesso facilitado às práticas e às tecnologias de aprendizado me fizeram querer entrar na SUPREMA, mas a verdade é que o que me fez querer ficar foram as pessoas. É um espaço onde me sinto acolhida, conheço os funcionários e diretores por nome e sei que serei amparada diante dos percalços que os seis anos de Medicina podem gerar. Ser SUPREMA é se sentir preparado para a vida real e para o mercado de trabalho!”
Letícia Trindade, 6º Período