Veja as tendĂȘncias do design na CasaCor de 2019
A convite da Tribuna, arquiteta Paula Matta apresenta os destaques da feira de SĂŁo Paulo
Seguindo as tendĂȘncias lançadas na Feira de MilĂŁo, em abril deste ano, a CasaCor de SĂŁo Paulo, em cartaz atĂ© 4 de agosto, no Jockey Club da capital paulista, se apresenta diversa, colorida e natural. Com o tema “Planeta Casa”, a mostra deste ano tem como proposta entender o lar como um universo prĂłprio e refletir a particularidade de cada um.
As cores estĂŁo em destaques, dos ambientes monocromĂĄticos Ă s misturas completas. Branco, preto, rosa, amarelo, azul,verde ou… tudo junto!!! Vai de acordo com o gosto do freguĂȘs.
A natureza, que começou a invadir os ambientes internos no ano passado, estĂĄ cada vez mais presente. NĂŁo existe limite dividindo interno/externo. Destaque para o espaço da Casa GrĂŁo da TrĂšs Arquitetura inspirado no icĂŽnico PavilhĂŁo de Barcelona do Mies Van Der Rohe, onde nĂŁo existe limite fĂsico entre uma estante e a vegetação. JĂĄ o arquiteto Otto FĂ©lix incorporou ao seu ambiente as ĂĄrvores prĂ©-existentes no local.
Seguindo essa vertente mais natural, vemos essas escolhas também nos materiais e revestimentos: pedra natural e em revestimento, madeira, tijolo e cimento são protagonistas. Materiais naturais que bem usados se tornam nobres. A iluminação também trouxe propostas da Feira de Milão, com as maxi luminårias ganhando destaque na decoração.
Mas o que mais chamou minha atenção Ă© que, este ano, a CasaCor decretou o fim da sobriedade dos tetos, que costumam ser esquecidos na hora de projetar um ambiente. VĂĄrios ambientes apresentam teto colorido, revestido de madeira, em estilo colonial, ripado ou revestimento. Muitos compĂ”em com a parede, dando uma continuidade interessante e uma sensação agradĂĄvel ao ambiente. Destaque para o espaço de Nildo JosĂ©, inspirado no recĂŽncavo baiano, que consegue te fazer sentir em um paraĂso e traz essa cotinuidade de parede/teto; para Leo Shehtman, que traz um forro incrĂvel e uma divisĂŁo sutil interno/externo, deixando a luz natural entrar; e para Barbara Jalles, que apresenta uma combinação interessante do teto com a parede, com iluminação em ambos.
A mostra, como sempre, apresenta opçÔes para todos os gostos, bolsos e personalidades. Basta usar a criatividade!