Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Veja as tendências do design na CasaCor de 2019

A convite da Tribuna, arquiteta Paula Matta apresenta os destaques da feira de São Paulo


Por Paula Matta, arquiteta

14/06/2019 às 07h00- Atualizada 15/06/2019 às 14h18

Seguindo as tendências lançadas na Feira de Milão, em abril deste ano, a CasaCor de São Paulo, em cartaz até 4 de agosto, no Jockey Club da capital paulista, se apresenta diversa, colorida e natural. Com o tema “Planeta Casa”, a mostra deste ano tem como proposta entender o lar como um universo próprio e refletir a particularidade de cada um.

As cores estão em destaques, dos ambientes monocromáticos às misturas completas. Branco, preto, rosa, amarelo, azul,verde ou… tudo junto!!! Vai de acordo com o gosto do freguês.

A natureza, que começou a invadir os ambientes internos no ano passado, está cada vez mais presente. Não existe limite dividindo interno/externo. Destaque para o espaço da Casa Grão da Très Arquitetura inspirado no icônico Pavilhão de Barcelona do Mies Van Der Rohe, onde não existe limite físico entre uma estante e a vegetação. Já o arquiteto Otto Félix incorporou ao seu ambiente as árvores pré-existentes no local.

O conteúdo continua após o anúncio

Seguindo essa vertente mais natural, vemos essas escolhas também nos materiais e revestimentos: pedra natural e em revestimento, madeira, tijolo e cimento são protagonistas. Materiais naturais que bem usados se tornam nobres. A iluminação também trouxe propostas da Feira de Milão, com as maxi luminárias ganhando destaque na decoração.

Mas o que mais chamou minha atenção é que, este ano, a CasaCor decretou o fim da sobriedade dos tetos, que costumam ser esquecidos na hora de projetar um ambiente. Vários ambientes apresentam teto colorido, revestido de madeira, em estilo colonial, ripado ou revestimento. Muitos compõem com a parede, dando uma continuidade interessante e uma sensação agradável ao ambiente. Destaque para o espaço de Nildo José, inspirado no recôncavo baiano, que consegue te fazer sentir em um paraíso e traz essa cotinuidade de parede/teto; para Leo Shehtman, que traz um forro incrível e uma divisão sutil interno/externo, deixando a luz natural entrar; e para Barbara Jalles, que apresenta uma combinação interessante do teto com a parede, com iluminação em ambos.

A mostra, como sempre, apresenta opções para todos os gostos, bolsos e personalidades. Basta usar a criatividade!

planta-na-salaestante-vazada-com-plantaestante-vazada-com-planta-doisplanta-no-banheirobanheiro-com-porcelato-cortado-em-forma-de-pedraporcelanato-cortado-em-forma-de-pedrasala-bege-com-plantas-de-fundocozinha-amarelacozinha-com-samambaia-no-tetopias-seguidas-e-plantas-no-fundobanheiro-na-selvaplanta-na-banheirateto-com-samambaiadivisórias-de-pedra-e-pela-metadeladrilho-amarelo-tresladrinho-amarelo-doisquarto-com-parede-de-pedra-e-tento-de-lambriparede-de-pedra-e-madeira-ripadaparedes-e-tetos-com-ripas-de-madeirasala-que-tem-teto-com-aberturas-que-aparecem-a-luz-do-diasala-com-sofá-cinca-e-parede-e-teto-de-madeirasala-com-sofá-preto-e-teto-quadriculadosala-com-tento-diferente-cinzasala-com-teto-de-madeira-e-muito-verdesala-com-teto-que-imita-fazendasala-com-várias-luminárias-no-tetoteto-diferente-2teto-diferenteteto-e-parede-iluminadosteto-e-parede-iluminados-com-detalhesteto-e-parede-ripadosteto-marrom
<
>
Ambiente do Très Arquitetura inspirado no Pavilhão de Barcelona (Fotos: Paula Matta)

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia