Volkswagen Polo GTI ganha potĂȘncia e se aproxima do Golf
O Volkswagen Polo sempre foi um hatch compacto mais sofisticado entre os veĂculos da categoria entre as marcas generalistas. Nesta Ășltima geração, porĂ©m, essa caracterĂstica se evidenciou, graças principalmente Ă adoção da moderna plataforma MQB. Ă verdade que o Polo jĂĄ era um dos modelos mais importantes em vendas para a Volkswagen no cenĂĄrio global. Agora, seus nĂșmeros na Europa jĂĄ nĂŁo estĂŁo tĂŁo distantes do modelo mais icĂŽnico da montadora alemĂŁ, o mĂ©dio Golf. E isso nĂŁo se aplica apenas Ă s versĂ”es de grande volume do compacto, mas tambĂ©m Ă esportiva GTI, cujo desempenho e proposta deixaram-no perigosamente perto do aclamado Golf GTI.
O motor que move a configuração mais arisca do Polo Ă© um quatro cilindros 2.0 litros TSI que gera 200 cv de potĂȘncia. O torque mĂĄximo, de 32,6 kgfm, aparece em 1.500 giros e se mantĂ©m intacto atĂ© 4.350 rpm. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissĂŁo automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Com esse trem de força, o hatch consegue sair do zero e chegar aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos e atingir uma velocidade mĂĄxima de 237 km/h.
Quanto aos equipamentos, o Polo GTI traz rodas de liga leve de 19 polegadas e detalhes em vermelho nos farĂłis e na grade. Emblemas com a assinatura GTI aparecem nas laterais e na traseira. Ali, atrĂĄs, tambĂ©m estĂŁo a saĂda de escape dupla e um difusor traseiro que proporcionam uma aparĂȘncia mais esportiva. Por dentro, bancos esportivos cobertos de revestimento em xadrez clĂĄssico se destacam, alĂ©m de outros detalhes em vermelho. O volante multifuncional tambĂ©m expressa o poder do trem de força da variante e ajuda a criar uma atmosfera digna de um autĂȘntico GTI.
A central multimĂdia pode ter atĂ© oito polegadas em sua tela sensĂvel ao toque. O painel de informaçÔes recebe outra tela, esta de 10,2 polegadas personalizĂĄvel e totalmente digital. Apresentado pela primeira vez no ano passado, no SalĂŁo de Frankfurt, o Polo GTI custa a partir de 23.950 euros na Alemanha, ou seja, algo prĂłximo a R$ 98 mil. No Brasil, no entanto, nĂŁo hĂĄ previsĂŁo de chegada da configuração, embora este propulsor seja usado por aqui, exatamente no Golf GTI. Por enquanto, a variante de topo do modelo seguirĂĄ sendo a Highline 200 TSI, que parte de R$ 71.760, mas pode chegar a R$ 77.500 â sem contar o que se cobra por cores metĂĄlicas, o que adiciona R$ 1.490 Ă conta.
Primeiras impressÔes
A rota de avaliação escolhida para o teste do Volkswagen Polo GTI foi de Munique, na Alemanha, atĂ© a Ăustria. Um caminho que possibilitou acelerar o modelo em vias rĂĄpidas e com trechos sinuosos. E nas quais o hatch mostrou maturidade e se manteve ainda mais plantado ao chĂŁo do que antes. Ao volante, a sensação de confiança Ă© plena e o habitĂĄculo estĂĄ mais requintado. PorĂ©m, sem perder a boa dose de diversĂŁo que um GTI nĂŁo pode deixar de oferecer.
O Polo GTI Ă©, por um lado, uma agradĂĄvel surpresa. Principalmente pelo nĂvel de refinamento e o isolamento acĂșstico â se bem que, acima de 180 km/h, hĂĄ bastante ruĂdo de vento. Mas tambĂ©m porque o compacto nĂŁo perdeu a agilidade que tanto impressionou na geração anterior. E, agora, tem uma capacidade de resposta ainda melhor. Exatamente como um autĂȘntico GTI precisa responder.