Novo HR-V chega a JF com nova cara e mesma potĂȘncia
Segundo SUV mais vendido do paĂs, Honda HR-V pega leve nas mudanças para a versĂŁo 2019
Ainda que sejam traiçoeiros os ditados populares, o jargĂŁo futebolĂstico “em time que estĂĄ ganhando nĂŁo se mexe” pode muito bem ser aplicado ao Honda HR-V, carro-chefe da montadora japonesa no Brasil, que acaba de passar por um face-lift e receber algumas melhorias tĂ©cnicas em sua versĂŁo 2019, jĂĄ circulando em Juiz de Fora. LĂder de vendas da Honda no paĂs â emplacou 40.936 unidades este ano no acumulado atĂ© outubro, segundo dados da Fenabrave, praticamente o dobro do que vendeu o Honda Fit no mesmo perĂodo, 22.587 carros â e segundo SUV mais vendido do paĂs, atrĂĄs somente do Jeep Compass, o HR-V conquistou a confiança dos consumidores com uma eficiente equação que balanceia segurança, desempenho e economia.
De cara, o que chama atenção do conhecedor do HR-V Ă© a mudança â a primeira desde que o carro chegou ao Brasil, em 2015 â na grade frontal, que agora tem uma faixa cromada mais larga. Os nichos do farol de neblina tambĂ©m estĂŁo maiores, o que, junto com a nova grade, sugere um visual um pouco mais robusto. Se nĂŁo muda o desenho externo, os farĂłis ganharam um novo conjunto Ăłtico elĂptico e luzes diurnas de led, que agora estĂŁo disponĂveis desde a versĂŁo de entrada, assim como os farĂłis de neblina e as lanternas traseiras, tambĂ©m equipadas com led e mĂĄscara escura na parte inferior. AliĂĄs, uma das principais mudanças nas encarnaçÔes 2019 do HR-V Ă© a presença de equipamentos que, antes, sĂł estavam disponĂveis nas versĂ”es topo de linha. Agora, por exemplo, nĂŁo existe mais HR-V com cĂąmbio manual: todos saem de fĂĄbrica com cĂąmbio CVT de sete velocidades.
Por dentro, tambĂ©m poucas mudanças. Apenas o console central muda de fosco para black piano, e alguns nichos passam a ter molduras cromadas. Os bancos sĂŁo bastante confortĂĄveis, daqueles que “abraçam” o motorista, com as laterais mais altas e, na versĂŁo topo de linha, revestidos com couro, assim como o volante, equipado com controles de ĂĄudio e velocidade de cruzeiro, disponĂveis desde o modelo mais simples. O ar-condicionado Ă© manual apenas na versĂŁo de entrada, LX. Nas outras duas disponĂveis, EX e ELX, Ă© digital. Mas o grande trunfo do HR-V na parte interna permanece o mesmo: o espaço na frente Ă© Ăłtimo, mas para os passageiros que viajam atrĂĄs Ă© espetacular (se nĂŁo o melhor, um dos melhores da categoria), levando trĂȘs passageiros sem aperto. E o porta-malas Ă© de respeito, com capacidade para 437 litros.
Evolução invisĂvel, mas sensĂvel
Se em termos visuais nĂŁo hĂĄ tanta mudança no HR-V, por dentro hĂĄ discretas e eficientes alteraçÔes. A Honda trabalhou dezenas de ajustes de suspensĂŁo atĂ© chegar Ă combinação â MacPherson na dianteira e barra de torção na traseira â que assegura ao SUV uma confortĂĄvel condução, entre a firmeza tradicional da Honda e a suavidade que pede um crossover urbano. O sistema stop hidrĂĄulico tambĂ©m colabora muito para reduzir os baques, como pudemos testar nas crateras de Juiz de Fora. O cĂąmbio CVT ganhou uma nova programação, com rotaçÔes mais baixas nas mudanças, especialmente as intermediĂĄrias, mais adequadas ao desempenho nas ruas. Mas, se gostar de dar uma “esgoelada” e uma pilotagem mais aventureira, o freguĂȘs pode optar pelo modo de condução “Sport”, que trabalha com o cĂąmbio mais reduzido. A direção elĂ©trica progressiva faz com que a gente sinta o carro literalmente “na mĂŁo”, mesmo em velocidades mais altas.
O motor de 1.8 litro de 16 vålvulas, flex, continua o mesmo, o que garante outro trunfo do HR-V: o consumo. Segundo dados do Inmetro, o carro faz até 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, com gasolina, e 7,7 km/l, na cidade, e 8,6 km/l, na estrada, com etanol.
Condutores que possuem o carro garantem que vai alĂ©m disso. O mais curioso Ă© que, diferente da maioria dos automĂłveis, a maior potĂȘncia Ă© atingida com gasolina, 140 cv (a 6.500 giros). Com ĂĄlcool, cai ligeiramente para 139 cv (a 6.300 giros), uma diferença imperceptĂvel.
Mais caro
Embora tenha subido de nĂvel em todas as suas versĂ”es, a ELX, topo de linha, ainda reserva alguns mimos diferenciados. Ă o caso, por exemplo, do revestimento de portas em couro sintĂ©tico, dos seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e da tela de 7 polegadas da central multimĂdia â as outras configuraçÔes tĂȘm tela de 5 polegadas â, com interface para Android Auto e Apple Car Play. Mas outros predicados, como controle de estabilidade e tração, sistema de alerta de frenagem emergencial, assistente de partida em rampa, entre outros, vĂȘm de sĂ©rie em todos as trĂȘs versĂ”es do HR-V. Tantos apetrechos fizeram com que o carro ficasse atĂ© R$ 3 mil mais caro em sua versĂŁo 2019. Os preços partem de R$ 92.500 e podem chegar atĂ© R$ 108.500.