BYD e GWM têm carros elétricos com isenção para PCDs
Dolphin Mini e Ora 03 são opções para o público no Brasil
O público PCD passa a ter, de uma única vez, duas opções de carros elétricos que podem ser adquiridos com isenção de impostos no Brasil: BYD Dolphin Mini e GWM Ora 03. Há uma semana, a BYD anunciou a novidade e, seis dias depois, a GWM entrou na concorrência.
Segundo a BYD, o Dolphin Mini, na versão de quatro lugares e com carroceria preta, sai a R$ 99.800, já contando as isenções. No caso da opção para cinco pessoas, o preço é de R$ 101,8 mil, independentemente da cor escolhida.
Por sua vez, nesta segunda-feira (19), a GWM lançou seu Programa PCD. A novidade, disponível para Ora 03, inclui isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além de bônus de R$ 19 mil para a versão GT e de R$ 15 mil para a Skin. Com isso, os preços do modelo chinês para PCDs parte de R$ 129.600.
BYD
Conforme a BYD, os compradores de qualquer versão do Dolphin Mini também levam um carregador wallbox grátis. A marca informa que a oferta é válida nas mais de 120 concessionárias do País.
O hatch elétrico é vendido no Brasil com pacote de baterias de 38 kWh e motor elétrico com potência de 55 kW, equivalentes a 75 cv. O torque, instantâneo, é de 13,8 mkgf.
No ciclo do Programa Brasileiro de Veículos Elétricos, coordenado pelo Inmetro, a autonomia declarada do modelo chega a 280 km. A recarga das baterias de 30% a 80% leva cerca de 30 minutos em sistemas rápidos, conforme a marca.
De acordo com a fabricante, o Mini acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar a 130 km/h. Ou seja, o Dolphin Mini é um compacto com foco no uso urbano.
A lista de equipamentos inclui direção assistida, com regulagem de altura e profundidade do volante, controle de velocidade de cruzeiro e faróis e lanternas de LEDs, por exemplo. Há ainda rodas de liga leve de 16 polegadas, seis airbags e multimídia com tela giratória de 10,1″, além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
GWM
Conforme a GWM, para o Ora 03 Skin os descontos incluem R$ 5,4 mil de benefícios fiscais e R$ 15 mil de bônus. Para a GT, são R$ 6.720 de isenções e R$ 19 mil de bônus, totalizando quase R$ 26 mil a menos que a tabela “cheia”.
De série, o Ora 03 tem motor elétrico na dianteira que gera o equivalente a 171 cv e torque de 25,5 mkgf. Com isso, acelera de 0 a 100 k/h em 8,2 segundos, conforme a fabricante.
A principal diferença entre as versões é a capacidade das baterias. Na versão Skin, o pacote de 48 kWh garante autonomia de 232 km e na GT, com 63 kWh, dá para rodar 319 km entre as recargas. De acordo com a marca, os dados consideram a medição do Inmetro.
Entre os equipamentos, há sete air bags, sistema de condução semiautônoma rodas de liga leve de 18″, ar-condicionado automático, bancos revestidos de material que imita couro e faróis do tipo Full-LEDs. Além disso, há acionamento automático dos limpadores de para-brisa, fechamento das janelas por controle remoto e multimídia com tela de 10,25″ e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O painel é digital e também tem 10,25″.