Continental UltraContact promete rodar até 80 mil km
Fabricante aposta tanto na nova linha que até oferece garantia para cobrir esse prazo
Em média, os pneus de carros de passeio duram de 40 mil a 60 mil quilômetros no Brasil, segundo a Continental. Porém, a marca acaba de lançar no país o UltraContact, com promessa de rodar 80 mil km. A fabricante aposta tanto na nova linha que até oferece garantia para cobrir esse prazo.
Desenvolvido na Europa, o UltraContact feito em Camaçari, na Bahia, tem “uma receita diferente de compostos”, segundo Celso Pereira, gerente comercial de desenvolvimento de produto da Continental. “O UltraContact produzido no Brasil é adaptado às condições desafiadoras das ruas e estradas brasileiras. Sua estrutura é mais espessa e reforçada e oferece maior proteção contra os danos do uso diário”, diz.
Inicialmente, serão 18 versões para rodas de 14 a 19 polegadas. Além disso, a empresa informou que adicionará outras quatro opções de dimensões ao catálogo até 2025.
Comparativo
O “composto” é o material que forma o pneu. A Continental não revela os ingredientes da receita do UltraContact, mas permitiu a um grupo de jornalistas, inclusive do Jornal do Carro, visitar sua “cozinha” em Camaçari.
A instalação ocupa um terreno de 800 mil m2 e, segundo a empresa, a linha de produção tem altos níveis de automação e precisão. Assim, o foco dos operários é a supervisão das máquinas, que transformam, moldam e montam as partes dos compostos dos pneus.
No evento de lançamento, dirigimos carros calçados com o UltraContact em uma pista de testes. Também havia alguns com pneus da Goodyear e da Pirelli, de modo a permitir a comparação entre as marcas.
Os testes foram feitos com modelos da Volkswagen – sedãs Virtus e SUVs T-Cross, todos com motor 1.0 turbo e câmbio automático. O objetivo era demonstrar as diferenças de sensação entregues por cada tipo de produto.
De modo geral, o UltraContact se mostrou melhor ou equivalente aos concorrentes na prova de frenagem com piso molhado. Em outros testes, não deu para notar a diferença.
Segundo a Continental, na hora de comprar pneus o cliente procura por preço antes da marca. Assim, quem for “mais famoso” e tiver o melhor custo x benefício, se sai melhor.
Agora, a marca aposta na longevidade. Afinal, 80 mil km equivale a cerca de duas voltas em torno da Terra.
Considerando a média de rodagem anual do brasileiro, de 13 mil km, a nova linha da Continental pode acompanhar um carro por mais de seis anos. Para a garantia, são cinco anos contra defeitos de fabricação e até 80 mil km para quem adquirir o UltraContact em pares.
Para ter direito, o consumidor deve realizar alinhamento e balanceamento, além da revisão dos pneus a cada 10 mil km na rede de lojas da Continental. O pneu de entrada da nova linha UltraContact, nas medidas 175/65 R14, tem preço sugerido de R$ 379.
Outros destaques
KARDIAN DE ENTRADA
Em breve, a Renault lançará uma versão mais simples do Kardian no Brasil. A nova opção terá câmbio manual de seis velocidades igual à do Sandero RS. Vale dizer que essa configuração já é feita no País, mas para Argentina e México – seu motor é o 1.6 aspirado a gasolina de 113 cv. No mercado brasileiro, o “Kardian manual” manterá o 1.0 de três cilindros, flexível, com turbo, que gera 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, com etanol.
POLO E VIRTUS MAIS CAROS
Embora sem atualizações, a linha 2025 do Polo teve os preços reajustados em até R$ 1.500. Para as versões de entrada, Robust e Track, o aumento foi de R$ 700 e agora partem de R$ 89.990. Todos os Virtus também estão mais caros, com exceção do 170 TSI com câmbio automático – a mesma configuração, com caixa manual, subiu R$ 1 mil, para R$ 112.990. A Exclusive 250 TSI parte de R$ 155.990.
CAOA CHERY TIGGO 8 VEM AÍ
A linha 2025 do Caoa Chery Tiggo 8 será lançada no Brasil no fim da próxima semana. Embora a marca não tenha revelado detalhes, fontes ligadas à empresa informam que os preços sugeridos deverão ficar entre R$ 210 mil e R$ 220 mil. Ou seja, próximos ao de rivais como GWM Haval H6 PHEV19 e BYD Song Plus. Atualmente, o Tiggo 8 tem duas versões. Na de entrada, Max Drive, há motor 1.6 de 187 cv e 28 mkgf, além de câmbio automático de sete marchas, por R$ 179.990.
*o jornalista viajou à Bahia a convite da Continental Pneus.