Mercedes-AMG G63: um luxo que beira R$ 2 milhões
Mercedes-AMG G63 é jipão para acelerar forte e chamar atenção
SUVs de luxo não são exatamente uma novidade e podem ser vistos com bastante frequência nas ruas, sobretudo das grandes cidades. Porém, poucos chamam tanta atenção como o Mercedes-AMG G63. O modelo, feito na Áustria pela Magna Steyr, tem tabela no Brasil a partir de R$ 1.869.900.
Porém, o carro pode receber opcionais e acessórios que fazem o preço passar facilmente dos R$ 2 milhões. O SUV avaliado, por exemplo, tem pintura especial (Green hell), por mais R$ 77.400, rodas de liga leve de 22 polegadas com acabamento preto, por R$ 22.700, e interior com revestimento verde, luz ambiente com 64 cores, engate e pinças de freio AMG pintadas de vermelho, que saem por R$ 13.200. Ou seja, apenas esses itens acrescentam R$ 113.300 ao preço do carro. Para comparação, a Volkswagen está oferecendo o Nivus Comfortline 200 TSI zero-km por R$ 119.990.
O Mercedes-AMG G63 é um utilitário com tração 4×4 e modificações feitas pela divisão esportiva AMG. Assim, o V8 biturbo a gasolina recebe a assinatura do engenheiro responsável por sua montagem. Essa exclusividade é percebida o tempo todo, mesmo com a rusticidade que o visual do jipão pode projetar. Seja como for, o G63 é um “jipe raiz”.
Outros SUVs dessa faixa de preço trazem itens como suspensão pneumática e portas que se fecham automaticamente. Já o jipão 4×4 da Mercedes-AMG mantém a carroceria com linhas retas e dobradiças das portas aparentes.
Porém, basta entrar na cabine para perceber que esse viés de jipão “brucutu”, embora até esteja presente, casa bem com a sofisticação e o alto nível tecnológico. Além do capricho no acabamento – não há nenhuma parte da carroceria à mostra – o G63 tem itens como iluminação multicolorida e painel para lá de moderno, que combina duas telas Full HD, formando uma única peça. Embora a tela do multimídia não seja sensível ao toque, algo estranho em um carro deixa faixa de preço, o sistema tem respostas rápidas. Além disso, é bastante intuitivo.
Força de sobra
Apesar do peso de mais de 2,5 toneladas, o Mercedes-AMG G63 tem respostas parecidas com as de esportivos. De acordo com a marca alemã, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Além disso, a velocidade máxima, de 240 km/h, é limitada eletronicamente. Afinal, o carro tem quase 2 metros de altura. Portanto, trata-se de uma questão de segurança.
Segundo a Mercedes-Benz, o V8 biturbo a gasolina gera potência de 585 cv e torque de 86,7 mkgf às 2.500 rpm. O gerenciamento é feito pelo câmbio automático de nove velocidades. Por sua vez, a suspensão adaptativa garante conforto e muita estabilidade. Além disso, um seletor giratório no console central permite escolher entre os modos Comfort, Sport e Sport+. Com este último acionado, as respostas são impressionantes. Os grandes pneus 295/40, calçados em rodas de 22″, também contribuem para manter essa fera sob controle. No mesmo sentido, colaboram os vários sistemas eletrônicos de auxílio ao motorista. A posição de dirigir, bem alta, garante ampla visibilidade.
Além de o desempenho sobrar no SUV da Mercedes-Benz, há muita personalidade. Independentemente do ângulo, o G63 AMG captura olhares por onde passa. O formato clássico, com linhas quadradas e retas, é algo cada vez menos comum no mundo todo. Além disso, as peças feitas de fibra de carbono e outros materiais nobres e os detalhes pretos compõem um estilo exclusivo. A cor verde metálica opcional também faz desse jipão um “holofote móvel.”
Pelo que custa e o que entrega em termos de performance, conteúdo e exclusividade, o Mercedes-AMG G63 é certamente o SUV mais impressionante do mundo. E, embora seu foco seja o asfalto, ele tem bons atributos para encarar também aventuras off-road. Mas as estradas parecem ser o hábitat do G63. Afinal, ele oferece amplo espaço interno para cinco pessoas e suas bagagens. Assim, conforto e prazer ao volante são apenas alguns predicados deste jipão.
FICHA TÉCNICA
Mercedes-AMG G63
Preço sugerido: R$ 1.869.900
Motor: 4.0, V8, biturbo, 32V, gas.
Potência: 585 cv a 6.000 rpm
Torque: 86,7 mkgf a 2.500 mkgf
Tração: 4×4
Câmbio: Automático, 9 m.
Comprimento: 4,87 metros
Largura: 1,98 metro
Entre-eixos: 2,89 metros
Fonte: Mercedes-Benz