ConheƧa o novo Volkswagen Up GTI testado na Alemanha
A primeira vez que a Volkswagen apresentou o Up GTI foi como conceito, no tradicional encontro anual de fĆ£s da linha esportiva da marca que acontece no Lago Wƶrthersee, na Ćustria, no ano passado. Agora jĆ” em produĆ§Ć£o, o modelo talvez seja o representante desta assinatura que mais se assemelha ao primeiro Golf GTI, de 1976, jĆ” que, como o icĆ“nico antepassado, Ć© um automĆ³vel leve, simples, rĆ”pido, divertido e, principalmente, mais acessĆvel.
O Up foi lanƧado com uma proposta Ć³bvia de modelo citadino. E seu tamanho pequeno e peso baixo fizeram dele, desde o inĆcio, um candidato ideal para levar as iniciais GTI. NĆ£o hĆ” a sofisticaĆ§Ć£o e o requinte que caracterizam o atual Golf GTI. Pelo contrĆ”rio, o Up GTI Ć© bastante simples: nĆ£o hĆ” tela sensĆvel ao toque de grandes dimensƵes no centro do painel e, caso seja necessĆ”rio um GPS, Ć© preciso recorrer a um telefone celular.
O visual remete ao Golf GTI original. Os assentos ā em peƧa Ćŗnica ā sĆ£o forrados no tecido padrĆ£o escocĆŖs clĆ”ssico e o botĆ£o da alavanca de cĆ¢mbio tem o desenho de uma bola de golfe. AlĆ©m disso, outros traƧos do acabamento reforƧam a identidade GTI da configuraĆ§Ć£o. No entanto, com a carroceria de duas portas, o vidro traseiro Ć© fixo. E o excesso de plĆ”sticos revela que se trata de um modelo de entrada.
As rodas tĆŖm 17 polegadas e a suspensĆ£o foi reduzida em 15 mm. Um pequeno spoiler traseiro com acabamento em preto dĆ” uma aparĆŖncia agressiva. AlĆ©m disso, uma fina linha vermelha na grade e outra na tampa do porta-malas ajudam a caracterizar a variante. AlĆ©m disso, pinƧas vermelhas nos freios dianteiros tambĆ©m aparecem.
O motor Ć© o mesmo 1.0 TSI de trĆŖs cilindros oferecido no Up brasileiro, mas com uma calibragem ligeiramente diferente. Enquanto o GTI entrega 113 cv e 20,3 kgfm de torque, o brasileiro chega a 105 cv e 16,8 kgfm. A transmissĆ£o Ć© sempre manual de seis velocidades e com esse conjunto, o Up GTI ā que pesa 997 kg ā cumpre o zero a 100 km/h em 8,8 segundos e chega Ć velocidade mĆ”xima de 196 km/h. JĆ” no Brasil o 1.0 TSI faz o Up partir da inĆ©rcia e chegar aos 100 km/h em 9,5 segundos e alcanƧar 181 km/h mĆ”ximos.
Primeiras impressƵes
O percurso adotado para a avaliaĆ§Ć£o do Volkswagen Up TSI comeƧou em Munique e foi atĆ© a Ćustria, no Lago Wƶrthersee, exatamente onde seu conceito foi exibido pela primeira vez. Um longo caminho que, na verdade, se revelou uma boa oportunidade para perceber o potencial desse novo integrante da linha GTI.
Para os padrƵes atuais, os nĆŗmeros de desempenho do Up GTI podem parecer modestos. No entanto, graƧas a uma excelente configuraĆ§Ć£o do chassi e aos poderosos freios, se amostra um carro bem divertido de dirigir. Nas estradas mais sinuosas, Ć© capaz de se nivelar a modelos mais potentes. Nas retas, porĆ©m, nĆ£o hĆ” milagres: vĆ”rios automĆ³veis o deixam para trĆ”s. De qualquer forma, trata-se de um compacto instigante que permite que a Volkswagen se aproxime de entusiastas que, hoje em dia, nĆ£o podem pensar em ter um Golf ou um Polo GTI na garagem.