ConheƧa o Audi Q8, que chega ao Brasil em 2019
O SUV cupĆŖ Q8 Ć© um dos projetos recentes mais ambiciosos da Audi. Principalmente pela principal caracterĆstica que o diferencia dos principais rivais e atĆ© dos parceiros de plataforma: o alto nĆvel de tecnologia. AlĆ©m disso, dentro da prĆ³pria marca alemĆ£, hĆ” grandes mudanƧas no design, tanto por dentro como por fora. Um sinal de que a fabricante jĆ” estĆ” se propondo a rever alguns detalhes de sua identidade visual. Sua estreia acontecerĆ” na Alemanha e em outros paĆses europeus no terceiro trimestre deste ano. Para o Brasil, o Q8 Ć© estrela garantida da marca no SalĆ£o de SĆ£o Paulo, com vendas previstas para comeƧarem no ano que vem. MĆ©xico, sua chegada estĆ” prevista para outubro prĆ³ximo, entĆ£o vocĆŖ tem alguns meses para salvar.
O SUV Ć© montado sobre a plataforma MLB, que serve de base tambĆ©m para o Q7 e alguns outros modelos do grupo Volkswagen, incluindo o Volkswagen Touareg, o Porsche Cayenne, o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus. E foi projetado para bater de frente com os conterrĆ¢neos alemĆ£es BMW X6 e Mercedes-Benz GLE CoupĆ©, alĆ©m de outros modelos com caracterĆsticas mais esportivas, como o Jaguar F-Pace. SĆ£o 4,99 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,70 m de altura e 3,00 m de entre-eixos. O utilitĆ”rio Ć© apenas 6,6 cm mais curto que o Q7. O porta-malas comporta 605 litros de capacidade ā sĆ£o 25 litros a mais que o BMW X6.
O design traz linhas sĆ³lidas e alguns vincos que passam uma imagem robusta e, ao mesmo tempo, limpa. Na frente, a nova grade inteiriƧa, ou singleframe, muito mais proeminente e em formato octogonal, torna-se a grande protagonista do desenho e domina a dianteira. Nos farĆ³is, os projetores principais ficam abaixo das luzes diurnas em led, em forma de “L”. E por baixo da grade hĆ” duas grandes entradas de ar, que nos modelos a diesel sĆ£o apenas estĆ©ticas.
Mauricio Monteiro dos Santos, designer de interiores da Audi e do projeto Q8, garante que houve uma preocupaĆ§Ć£o grande em fazer com que o interior do modelo correspondesse ao seu exterior. DaĆ veio o layout completamente horizontal, que marca a largura do SUV. Um grande console em acabamento preto brilhante ajuda a camuflar uma das duas telas do sistema multimĆdia, com 10,1 polegadas, enquanto a segunda, de 8,6 polegadas, aparece abaixo. HĆ” ainda uma terceira tela, jĆ” conhecida nos lanƧamentos mais recentes da marca, que Ć© o painel digital, o Audi Virtual Cockpit, com todos os instrumentos de conduĆ§Ć£o e personalizĆ”vel. AtrĆ”s, os assentos sĆ£o deslizantes e reclinĆ”veis, alĆ©m de terem seus prĆ³prios comandos para controle de temperatura e airbags laterais prĆ³prios. O sistema de Ć”udio leva a assinatura da dinamarquesa Bang & Olufsen, com uma seleĆ§Ć£o de alto-falantes que possuem suas prĆ³prias inserƧƵes acĆŗsticas dentro das portas, o que melhora significativamente a fidelidade e a projeĆ§Ć£o do som.
A tela superior mostra a cĆ¢mara de rĆ©, Ć”udio, conexƵes e vĆ”rias configuraƧƵes. A inferior Ć© para o controle climĆ”tico e oferece acesso direto a funƧƵes como o controle de descida e desativaĆ§Ć£o ou ativaĆ§Ć£o do modo start/stop e do head-up display. Os Ćŗnicos botƵes fĆsicos sĆ£o os da igniĆ§Ć£o, do assistente de estacionamento e do volume, alĆ©m de um comando para acesso direto a toda assistĆŖncia de direĆ§Ć£o do carro ā nĆ£o Ć© preciso acessar o menu para isso.
O Audi Q8 vai estrear com um motor diesel V6 3.0 turbo de 286 cv e 61,2 kgfm de torque, alĆ©m de outro motor tambĆ©m diesel de menor especificaĆ§Ć£o e um propulsor a gasolina TFSI. Este Ćŗltimo Ć© um sofisticado V6 de 3.0 litros, com 335 cv e 51 kgfm de torque ā foi este o protagonista da avaliaĆ§Ć£o, associado a uma caixa automĆ”tica sequencial de oito velocidades, sistema Quattro de traĆ§Ć£o integral, sete modos de conduĆ§Ć£o e suspensĆ£o pneumĆ”tica ajustĆ”vel. Todos os motores estĆ£o associados a um sistema semi-hĆbrido. Ć possĆvel desligar o motor por 40 segundos quando se solta o acelerador, permitindo que o carro seja impulsionado pela inĆ©rcia, para economizar combustĆvel. Este sistema tambĆ©m aciona as rodas traseiras com intensidade diferente, para melhorar o raio de giro em baixa velocidade ā algo essencial em um SUV de praticamente 5 metros de comprimento e que melhora a estabilidade lateral em velocidades superiores. Principalmente quando se considera o peso do Q8, de 2,1 toneladas, mesmo com muito uso de alumĆnio em sua construĆ§Ć£o.