Exclusividade e alta performance: Ranger Raptor tem V6 biturbo de 397 cv e sai por R$ 448.600
Esqueça coisas como capacidade de carga e de reboque. Certamente, essas não são preocupações de quem quer, e pode, levar para casa a Ranger Raptor. A versão esportiva, inédita no Brasil, da nova geração da picape da Ford vem da Tailândia e mira quem busca exclusividade e alta performance. Afinal, estamos falando de um utilitário com motor V6 biturbo a gasolina de 397 cv de potência e 59,5 mkgf de torque, câmbio automático de dez marchas e preço sugerido de R$ 448.600.
Segundo a Ford, a Raptor é mais do que uma versão da Ranger. A picape é fruto de um projeto independente, com chassi exclusivo e reforços estruturais para aguentar o fora-de-estrada severo. Afinal, a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A suspensão tem estrutura reforçada e, conforme a Ford, o maior curso do segmento. São 256 milímetros na frente e 290 mm na traseira – respectivamente, 32% e 18% a mais do que na Ranger “normal”. Há ainda amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5 adaptativos, com modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), por exemplo. Outro destaque são os diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio. Segundo a marca, isso evita que os pneus patinem e que a picape atole.
O visual também é exclusivo. Na dianteira, chama a atenção a grade preta com o nome “Ford” em letras garrafais. Os para-choques de aço se integram com os alargadores dos para-lamas e há um grande protetor na parte inferior, onde também ficam embutidos os ganchos para reboque. Por ter maior distância do solo, as caixas de rodas – de liga leve de 17 polegadas, pretas e com pneus de uso misto de 33″ – são grandes. Na caçamba, há tomadas elétricas, pontos de ancoragem de carga e para a instalação de acessórios. Com os apliques nos para-choques, a Raptor é um pouco maior do que as outras opções da Ranger. São 5,36 metros de comprimento, 2,21 m de largura e 1,93 m de altura. O entre-eixos, de 3,27 m, não muda.
Toque esportivo
A capacidade para vencer alagamentos é de 85 cm. Por isso, peças do sistema elétrico e as tomadas de ar do motor ficam em posição elevada. O ângulo de entrada é de 32 graus, o de saída é de 27 graus, e de transposição de rampa, de 24 graus. O vão livre do solo é de 27,2 cm. Na cabine, a Ranger Raptor tem ótimo acabamento, com toque esportivo. Há painel de instrumentos digital de 12,4″ e multimídia com tela de 12″, além de conexão Bluetooth com Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS nativo com função off-road.
Detalhes na cor laranja no volante, molduras das saídas de ar e bancos (com dez ajustes elétricos) dão um toque jovial à picape. Além disso, há faróis de LED Matrix inteligentes, carregador de celular por indução, sistema de som da Bang & Olufsen, controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma com detecção de pedestres e sete modos de condução, entre outros itens.
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