Volkswagen quer fazer do novo Polo uma referĂȘncia
Por Eduardo Rocha, Auto Press
Modelos compactos ganham cada vez mais adeptos mundo afora, tanto por conta da praticidade para o uso urbano quanto pela economia. Mas no Brasil, com a crise, as vendas se concentraram nos modelos pequenos como nunca, seja hatch, sedĂŁs ou SUVs. Mas como nĂŁo Ă© apenas uma questĂŁo financeira, as marcas buscam seduzir o consumidor mais abonado ao apresentar modelos mais refinados com recursos mais sofisticados. E o caso mais flagrante Ă© o do Volkswagen Polo. A sexta geração do compacto estĂĄ sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que chega ao mercado europeu. Ele desembarca nas concessionĂĄrias em novembro com trĂȘs motorizaçÔes, quatro nĂveis de equipamento e preços que vĂŁo de R$ 49.990 a R$ 69.190, sem opcionais. O modelo top completo fica em R$ 74.590.
Em relação ao Polo de quarta geração, que deixou de ser produzido no Brasil em 2014, o Polo VI cresceu em todos os sentidos. São 10 cm a mais no entre-eixos, outros 10 cm a largura e 16,7 cm no comprimento total. As medidas são 4,06 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas passou dos 270 litros anteriores para 300. Além disso, a plataforma MQB, mesma do Golf, tem uma composição com cinco tipos de aço tanto para aumentar a rigidez torcional, o que aumenta a estabilidade, quanto para reduzir peso e programar mais precisamente as åreas de deformação.
A parte de segurança tem especial destaque no novo modelo da Volkswagen. Desde a versĂŁo mais bĂĄsica, chamada simplesmente de Polo, o hatch vem com airbags laterais, alĂ©m dos frontais obrigatĂłrios. Esta decisĂŁo de incluir as bolsas de ar adicionais de sĂ©rie tem a ver com as estrelas do Latin NCap. Sem elas, o Polo nĂŁo chegaria nas cinco estrelas para adultos e crianças que alcançou. Tanto o Polo de entrada quanto o intermediĂĄrio MSI trazem vidros elĂ©tricos, inclusive traseiros, ar-condicionado, sistema de som com conexĂŁo Bluetooth, travas elĂ©tricas com controle remoto e computador de bordo. Como opcionais aparecem um pacote que inclui controle de estabilidade e tração e bloqueio eletrĂŽnico do diferencial por R$ 1.050. Outro pacote traz rodas de liga leve, volante multifuncional e central multimĂdia touch por R$ 2.290.
1.0 ou 1.6?
A Ășnica diferença entre as duas versĂ”es Ă© a motorização. O Polo bĂĄsico recebe o motor 1.0 de trĂȘs cilindros aspirado, igual ao que equipa Up e Gol. Ele rende 75/84 cv de potĂȘncia e 9,7/10,4 kgfm de torque, com gasolina/etanol, e Ă© sempre gerenciado por um cĂąmbio manual de cinco marchas. JĂĄ o MSI, como o prĂłprio nome denuncia, recebe o motor 1.6 16V MSI com 110/117 cv de potĂȘncia e 15,8/16,5 kgfm de torque. Ele Ă© gerenciado pelo mesmo cĂąmbio manual de cinco marchas MQ200.
As duas versĂ”es superiores, Comfortline e Highline, sĂŁo animadas pelo motor TSi, semelhante ao que equipa a versĂŁo intermediĂĄria do Golf. Ele rende a potĂȘncia de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol e Ă© bem semelhante ao usado no Golf TSi, sĂł que no hatch mĂ©dio, ele rende 116/125 cv. O torque mĂĄximo fica sempre em 20,4 kgfm. A Volkswagen fez questĂŁo de equalizar o torque nas duas versĂ”es para justifica o nome estampado na traseira, “200TSI”, medida do torque do motor em Newton metros. Nesta motorização, a transmissĂŁo Ă© sempre automĂĄtica de seis velocidades.
A versĂŁo Comfortline recebe de sĂ©rie os dois pacotes de opcionais das configuraçÔes mais baratas. AlĂ©m disso, adiciona diversos outros itens como freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro, apoio de braço, saĂda de ar para o banco traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas. SĂł com os itens de sĂ©rie, o valor fica em R$ 65.190. Um pacote de opcionais inclui chave presencial para destravamento e partida do motor, que Ă© atravĂ©s de botĂŁo, paddle shifts no volante, controle de cruzeiro, sensores de chuva e luz, retrovisor interno eletrocrĂŽmico e rodas de liga aro 16. Adiciona R$ 2.990 ao valor final. O segundo pacote traz os itens do primeiro e por mais R$ 1.890 inclui ar digital, cĂąmara de rĂ©, sensor de obstĂĄculos dianteiro, banco traseiro deslizante, detector de fadiga e indicador da pressĂŁo dos pneus. Completo, com bancos de couro, chega a R$ 70.830.
Na versĂŁo de topo Highline aparecem alguns itens exclusivos, como uma central multimĂdia mais sofisticada, com GPS e tela responsiva de 8 polegadas, que se agrega ao segundo pacote do Comfortline e custa R$ 3.585. Outro item interessante, mas caro, Ă© o Active Info Display, que substitui o painel padrĂŁo por uma tela de TFT configurĂĄvel, que ocupa todo o cluster diante do motorista. O equipamento estĂĄ agregado a rodas de 17 polegadas e acrescenta R$ 5.990 ao valor final.
Apesar dos preços pouco convidativos, o bom nĂvel de conteĂșdo do novo Polo deixa a Volkswagen esperançosa em fazer uma boa figura no ranking de vendas no paĂs. A marca chegou atĂ© a reposicionar e reduzir a linha Fox, modelo que ainda tem um bom fĂŽlego no mercado, na esperança de herdar com o Polo as vendas das versĂ”es mais caras. E mesmo que o hatch vĂĄ brigar apenas com o topo de gama de rivais como Chevrolet Onix, Ford Fiesta e Hyundai HB20, a Volkswagen espera, pelo menos, vender o mesmo que o Fiat Argo, entre 4 mil e 5 mil unidades mensais.
Primeiras impressÔes
A nĂŁo ser pela velada crĂtica Ă mesmice estĂ©tica, nĂŁo hĂĄ qualquer demĂ©rito quando se define o novo Polo como um mini-Golf. No caso da atual geração, atĂ© a plataforma Ă© a mesma. E o motor 1.0 TSI tambĂ©m, mas enquanto no hatch mĂ©dio ele estĂĄ na versĂŁo intermediĂĄria, no compacto ele fica no topo. Seus 116/128 cv de potĂȘncia resolve com muita facilidade a função de empurrar os 1.147 kg do modelo mais completo. O zero a 100 km/h Ă© feito em 9,6 segundos e a mĂĄxima Ă© de 192 km/h, sempre com etanol.
AlĂ©m das linhas, o que faz o Polo lembra o Golf Ă© o comportamento dinĂąmico. Acelera com vigor, retoma com facilidade, faz curvas sem hesitaçÔes e mantĂ©m um ambiente silencioso e tranquilo no interior. O espaço interno Ă© tambĂ©m bastante satisfatĂłrio para a categoria. E assim como no Golf, o material de acabamento Ă© apenas correto para a categoria. O que significa dizer que Ă© um tanto despojado. Todas as superfĂcies sĂŁo em plĂĄstico rugoso rĂgido, com pequenas ĂĄreas de tecido nas portas.
Tanto interna quanto externamente, as linhas de design buscam Ăąngulos afiados e agudos. Os vincos na carroceria sĂŁo profundos e traçados em formato de uma curva leve, o que dĂĄ um aspecto de velocidade ao hatch. Os conjuntos Ăłticos, subdivididos em diversas seçÔes, emprestam uma certa sofisticação ao modelo. Por dentro, o tablier da versĂŁo Highline recebe um aplique plĂĄstico pintado em prata e tambĂ©m dĂĄ um ar de requinte ao interior. O volante de trĂȘs raios e a combinação de peças em alumĂnio, preto brilhante e cromado ajudam nessa impressĂŁo.
Ficha TĂ©cnica
Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 999 cmÂł, com trĂȘs cilindros em linha, quatro vĂĄlvulas por cilindro e turbocompressor. Acelerador eletrĂŽnico e injeção direta de combustĂvel.
Transmissão: Cùmbio automåtico com seis marchas à frente e uma a ré com paddle shifts no volante. Tração dianteira. Possui controle eletrÎnico de tração e bloqueio automåtico do diferencial.
PotĂȘncia mĂĄxima: 128/116 cv a 5.500 rpm com etanol/gasolina.
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,6 segundos (etanol).
Velocidade mĂĄxima: 192 km/h (etanol).
Torque mĂĄximo: 20,4 kgfm a partir de 2 mil rpm.
DiĂąmetro e curso: 74,5 mm X 76,4 mm. Taxa de compressĂŁo: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triùngulos inferiores, amortecedores hidråulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo interdependente com braços longitudinais com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidråulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrÎnico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na dianteira e sĂłlidos na traseira.
Pneus: 195/55 R16 ou 205/50 R17.
Carroceria Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,06 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de distùncia entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais de série. Peso: 1.147 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 300 litros.
Tanque de combustĂvel: 52 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, São Paulo.
Preço: R$ 69.190.
Opcionais: Roda de liga leve de 17 polegadas, sistema Infotainment Discover Media com tela touch de 8 polegadas com navegação, bancos e revestimento interno em couro, cùmara de ré, sensor de obståculos dianteiro, sensores de luz e chuva, banco traseiro deslizante, detector de fadiga e indicador da pressão dos pneus e painel configuråvel em TFT.
Preço completo: R$ 74.590.