Ouça agora

Colégio Militar de Juiz de Fora abre 30 vagas para ingresso em 2027

Inscrições começam em 17 de agosto e são destinadas a estudantes que pretendem ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental


Por Tribuna de Minas

14/08/2026 às 06h30

O Exército Brasileiro abriu o processo seletivo para ingresso nos Colégios Militares em 2027. Em Juiz de Fora, o Colégio Militar oferece 30 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental. A unidade fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 5.200, no Bairro Nova Era. Ao todo, o edital prevê 355 vagas em 15 Colégios Militares do país, sendo 335 para o 6º ano e 20 para o 1º ano do Ensino Médio.

As inscrições poderão ser feitas de 17 de agosto a 17 de setembro de 2026, por meio do site do Colégio Militar de Juiz de Fora. Para concorrer a uma vaga no 6º ano, o estudante deve ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental. O edital também estabelece critérios de idade: o candidato deve ter menos de 12 anos em 31 de março de 2027 e completar pelo menos 10 anos até essa data. A seleção prevê reserva de vagas para escolas públicas; cota social; preto, pardo e indígena; quilombola e pessoa com deficiência.

O Exame Intelectual está previsto para 18 de outubro de 2026. Para os candidatos ao 6º ano, o edital estabelece prova de Matemática, Língua Portuguesa e Produção Textual. Após a aprovação no exame, os candidatos classificados passam por revisão médica e odontológica e pelas demais etapas previstas no processo seletivo. A matrícula dos aprovados está prevista para 3 de fevereiro de 2027.