UFJF abre processo seletivo para professor substituto de Física; salário chega a R$ 8 mil

Inscrições gratuitas vão de 18 a 22 de maio, exclusivamente pelo site da universidade


Por Mariana Souza*

14/05/2026 às 14h46

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professor substituto em caráter temporário. É ofertada uma vaga na área de Física, com exigência de doutorado na grande área de Ciências Exatas e da Terra.

A seleção contempla o cargo de Professor Substituto de Física (1 vaga), com jornada de 40 horas semanais. A remuneração varia conforme a titulação e pode chegar a R$ 8.058,29 para candidatos com doutorado. Não há cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da UFJF, das 14h do dia 18 de maio às 23h59 do dia 22 de maio. A seleção será composta por prova escrita dissertativa, prova didática e avaliação de títulos, com início previsto para 8 de junho de 2026, às 8h, na sala 3105 do Instituto de Ciências Exatas, no Campus Juiz de Fora.

O processo seletivo terá validade de 2 anos, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

*estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

Acesse o edital aqui