Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Como escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro

Outro fator a considerar antes de começar sua busca por um bairro novo é o seu estilo de vida.


Por Celso Martins Santos

24/06/2022 às 15h56

Descubra como escolher o melhor bairro para você morar no Rio de Janeiro com as nossas 10 dicas!

Ao visitar o Rio de Janeiro por um curto período de tempo, procurar um AirBNB ou um hostel pode ser a solução no quesito estadia. 

Contudo, para encontrar um lugar em que você pretende ficar por um longo período de tempo ou mesmo definitivamente, você terá um pouco mais de trabalho.

Mas, pensando em te ajudar nessa missão, nós separamos 10 dicas que vão te ajudar a escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro. E, claro, um bairro que seja a sua cara.

Então, se você pretende se mudar para a cidade maravilhosa, acompanhe nossas dicas e descubra como escolher o melhor bairro do Rio para morar!

Por que morar no Rio de Janeiro?

Normalmente, quando você conhece o Rio de Janeiro como turista, a primeira coisa que você faz é passar grande parte do tempo nas praias, e com razão. Afinal, as praias do Rio são lindas e o nome Cidade Maravilhosa não é à toa.

Contudo, como turista, principalmente se for de primeira viagem, você acaba perdendo muita coisa boa. Isso porque, a cidade abriga alguns dos bairros urbanos mais interessantes do Brasil.  

Por exemplo, a elegância do Jardim Botânico, a viagem no tempo ao passear pelo bairro Santa Teresa ou mesmo a beleza natural impressionante apreciada do centro, são detalhes realmente marcantes. Ou seja, há muito o que conhecer e se surpreender com o Rio de Janeiro.

O charmoso e tradicional bairro do Leblon, que oferece estrutura completa e muita qualidade de vida. Condomínios de luxo, como o lançamento Areia Leblon, podem tornar sua vida um verdadeiro sonho no Rio de Janeiro.

Por isso, muitas pessoas optam por morar na cidade maravilhosa. Porém, a maioria não sabe como escolher o melhor bairro. Então, se você é dessas pessoas que querem saber como escolher um bairro para morar no Rio, continue lendo e descubra!

10 dicas para escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro

Se o dinheiro não é uma questão, claro que a missão de escolher um local para morar fica muito mais fácil. Contudo, se você quer algo mais em conta, terá um pouco mais de trabalho. Porém, nada que seja uma missão impossível.

Veja as 10 dicas que separamos para te ajudar a escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro!

  1. Determinar um valor a ser gasto

Assim como para morar em qualquer outro lugar do mundo você deve determinar um valor, no Rio de Janeiro não é diferente. Ao procurar onde morar você precisa ter na ponta do lápis o quanto pretende gastar antes de começar a sua procura.

  1. Considerar o seu estilo de vida

Outro fator a considerar antes de começar sua busca por um bairro novo é o seu estilo de vida. Afinal, você deve ter uma rotina, hábitos ou hobbies que pretende manter, não é mesmo? 

Por isso, é importante listar o que um bairro precisa ter para que você se mude afetando o mínimo possível seu estilo de vida. Feito isso, é hora de começar as buscas.

  1. Olhar sites de aluguel

Sim. Pode parecer óbvio, mas muitos se esquecem deste detalhe. Diferente do AirBNB ou outros sites que alugam por temporada, entrar em sites de aluguel ou mesmo de imobiliárias locais te dá a oportunidade de encontrar lugares mais populares. Ou seja, com preços menores.

O conteúdo continua após o anúncio
  1. Verificar em grupos do Facebook

Existem inúmeros grupos e fóruns no Facebook destinados a pessoas que procuram lugar para morar no Rio de Janeiro. Assim, recorrer a esses grupos pode ser uma grande jogada. Afinal, você pode encontrar um lugar incrível, por um preço acessível.

  1. Conhecer pessoas

Isso mesmo! Fazer conexões lhe dá uma ótima oportunidade de conhecer pessoas que moram no Rio de Janeiro, que passaram pelo o que você está passando e que já têm algumas dicas na ponta da língua para te ajudar. Nesse caso, você pode também recorrer a grupos e fóruns online.

  1. Optar por bairros de fácil deslocamento

Esse ponto é importante sempre que vamos nos mudar para um novo lugar. Contudo, quando se trata do Rio de Janeiro ele merece atenção especial. Afinal, em uma cidade com tantos pontos turísticos você com certeza vai querer passear com maior frequência. 

Então, opte por bairros de fácil acesso a outros locais, com deslocamento menor e onde o transporte seja mais conveniente.

  1. Valorizar os centros comerciais

Da mesma forma que optar por locais de fácil deslocamento pode facilitar a sua vida, escolher centros comerciais também. Isso porque, nos centros comerciais, você também reduz o deslocamento e ainda conta com facilidades para o dia a dia.

  1. Observar a infraestrutura

A infraestrutura é um fator que também merece muita atenção. Você deve, por exemplo, verificar os pontos de acesso do transporte público, se atentar à qualidade da iluminação pública ou mesmo à presença de áreas verdes como jardins, parques e, principalmente, às questões em torno da segurança. 

Afinal, por esses detalhes é possível ter uma ideia de qual nível de qualidade de vida você vai ter ao optar por aquele bairro.

  1. Caminhar pelas ruas

Sim. Caminhar pelas ruas e conversar com os moradores da região pode te dar mais clareza de como é a vida naquele bairro. Além, é claro, de ser a melhor forma de observar as características do lugar e conhecer melhor o bairro.

  1. Fazer visitas alternadas

Por fim, ao ter uma ideia de qual bairro quer escolher, para confirmar que aquela realmente é a escolha certa, a melhor coisa a se fazer é visitar o bairro em horários alternados. Isso porque ao longo do dia as características do bairro podem mudar. 

Então, fazer visitas durante a noite, durante o dia, durante a tarde e, se possível, até de madrugada, pode te dar uma visão mais clara do lugar.

E aí, está pronto para escolher onde morar no Rio de Janeiro?

Chegou a hora de escolher

Claro que escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro não é uma missão fácil. Afinal, são tantas opções, não é mesmo? Principalmente porque a cidade maravilhosa é um dos cartões postais mais lindos do mundo.

Ainda, é preciso considerar também as características únicas de cada bairro carioca. Há bairros, por exemplo, com mais qualidade de vida para famílias que têm filhos, outros mais adequados para quem procura algo mais badalado e há ainda aqueles com melhor acesso ao centro. Isso, sem falar que cada pessoa ou família tem sua rotina já definida.

Ou seja, entender sua rotina e o que você procura antes de começar a sua busca, pode facilitar muito esse processo. Mas, com certeza, nossas dicas podem facilitar a sua vida nessa procura.

E então, que tal começar a aplicar as nossas dicas e escolher um bairro para morar no Rio de Janeiro? 

Se gostou deste conteúdo, aproveite que está aqui e leia outros artigos do Tribuna de Minas.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia