Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Como atualizar o currículo profissional enquanto viaja

Algumas ferramentas digitais estão disponíveis e podem ser utilizadas para gerar um currículo profissional

Por Celso Martins Santos

24/01/2022 às 17h32 - Atualizada 24/01/2022 às 17h33

A primeira impressão que o empregador terá de você está justamente no currículo que você vai enviar a ele. Dessa forma, é preciso que a sensação gerada seja a melhor possível, afinal é isso que vai te levar para a próxima fase do processo seletivo. Imagine estar disputando uma vaga com dezenas, centenas ou até milhares de outros candidatos. Algumas vagas podem surgir enquanto estamos viajando, mas dá para construir ou atualizar um currículo mesmo a distância.

Por que o setor de RH da empresa deveria escolher você no lugar de tantas outras opções? É justamente esta a pergunta que deve ser feita para conseguir um bom resultado na sua apresentação. Para isso, algumas ferramentas digitais estão disponíveis e podem ser utilizadas para gerar um currículo profissional. Hoje você vai aprender a utilizar duas das melhores ferramentas gratuitas.

Construindo um currículo no Canva

O Canva é um site e também um aplicativo gratuito para edição de imagens e vídeos. Você pode criar artes para as redes sociais, apresentações em quaisquer formatos além de desenhar a papelaria da sua empresa, por exemplo.

São muitos os recursos oferecidos dentro da plataforma de forma totalmente gratuita. Um destes recursos é a criação de currículo. Você tem a opção de desenhar um do zero, inserindo os elementos que achar melhor ou apenas utilizar alguns dos modelos prontos. Acredite, a lista de modelos já pré-existentes é enorme. Dificilmente você não vai encontrar algo que te agrade ali.

O conteúdo continua após o anúncio

Embora seja gratuito, algumas ferramentas precisam ser pagas para utilizá-las. Nessa hora você tem a opção de fechar um plano mensal, anual ou pagar pelo recurso que deseja. Porém, não se preocupe, a quantidade de fontes, imagens e recursos gratuitos é suficiente para que você utilize sem pagar nada.

Construído o currículo no Word (ou no Docs)

Tanto o Word da Microsoft quanto o Docs do Google oferecem ferramentas muito parecidas, dentre elas os modelos de currículo. A utilização de ambas é bastante intuitiva e similar e pode ser feita pelo celular, durante uma viagem. Basta abrir o aplicativo que desejar, clicar em Arquivo e depois em Novo.

Agora, basta escolher que tipo de documento você pretende criar. Procure por currículo e abra a seção, onde existem alguns modelos que podem ser utilizados totalmente de graça pelos usuários. Basta inserir suas informações e salvar o modelo final.

Atenção ao criar o seu currículo

Na hora de criar seu currículo é bom ter em mente qual o tipo de trabalho você quer conquistar. Além disso, saiba o que a empresa que abriu a vaga busca em um profissional. Assim, você vai saber se deve colocar foto no currículo, se deve fazer um design mais chamativo ou investir no tradicional, por exemplo.

Não se esqueça de deixar claras as informações pessoais e todas as suas experiências profissionais prévias. Bem como, mostre as habilidades que possui e sua formação acadêmica. Tudo isso será avaliado pelo RH da empresa. Aliando as ferramentas de construção de currículo com seus dados, é possível ter um documento de alto nível. Este é o primeiro passo para a contratação tão desejada.

Celso Martins Santos

Celso Martins Santos

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia