Após suspender todos os seus voos na última sexta-feira (17), a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) anunciou que, ao todo, 45.887 passageiros compraram passagens para viajar até o final deste ano. Conforme a empresa, até a manhã desta segunda-feira (20), 24.995 passageiros, o equivalente a 54% do total, receberam atendimento para “solucionar” o problema. A companhia informou também que muitos clientes que estavam foram de seus domicílios aceitaram retornar para casa nos ônibus da Viação Itapemirim.
“Para dar agilidade ao processo, a ITA desenvolveu uma nova solução em seu site para facilitar os pedidos de reembolso. Basta clicar na aba Reembolso, localizado no menu superior, e preencher o formulário e enviar. Todos os pedidos serão tratados individualmente com prazo de pagamento em até 30 dias”, diz trecho de um comunicado divulgado pela ITA.
Passo a passo para pedir reembolso
De acordo com a ITA, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A empresa aérea alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento. A companhia orientou os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.
Para aumentar as possibilidades de reacomodação, o Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.
Confira outro trecho da nota da ITA
“Reforçamos que o Grupo Itapemirim orienta que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, entrem em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem.
Clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados a partir de hoje, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos.
Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”.