Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Confira 6 lugares para aproveitar o turismo inverno em Minas Gerais

O interior de Minas Gerais é rico em opções para quem deseja aproveitar o turismo de inverno. Em algumas cidades o termômetros podem registrar temperaturas negativas.


Por Celso Martins Santos

04/06/2022 às 13h48

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho. Para quem é apaixonado por este período de baixas temperaturas, Minas Gerais conta com ótimas opções de destinos. São lugares em que os termômetros chegam próximos a 0ºC. Aproveitar estes destinos com um bom vinho, uma boa refeição e em uma charmosa pousada é sempre um baita programa para o turismo de inverno.

Por isso, a nossa equipe selecionou algumas dicas. São cidades do interior do estado que contam com boa estrutura para quem deseja viajar neste período. São elas:

Ouro Preto

A sempre popular Ouro Preto também é destino para o turismo de inverno. A cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, atrai muitos turistas por sua história. Ouro Preto conta com opções de passeio em museus e  igrejas, além da experiência de porder andar por suas famosas ladeiras. Outras excelentes pedidas na cidade é deliciar-se nos restaurantes, passear pela natureza e visitar cachoeiras e parques ecológicos. Um dos grandes atrativos da cidade é o famoso Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Ouro Preto é destino certo e conta com variedade de roteiros.

Lavras Novas

Cheia de lendas e histórias, Lavras Novas é mais um dos destinos preferidos dos visitantes durante o período do inverno. Nestes meses, a neblina toma conta da cidade e se espalha lentamente pelas montanhas. Esse pequeno distrito de Ouro Preto conta com toda estrutura necessária para o turismo, principalmente para quem deseja um roteiro de ecoturismo. Além do seu patrimônio histórico, sua potencialidade natural é muito grande: cachoeiras, trilhas e locais para prática de rapel e cavalgadas. Na cidade, ainda é possível encontrar ótimas opções de pousadas e restaurantes. Aos casais, Lavras Novas oferece um ambiente totalmente romântico causado pelo clima frio, neblina e charmosas casas antigas.

O conteúdo continua após o anúncio

Gonçalves

É um destino que oferece muita tranquilidade e aconchego ao visitante durante todo oinverno. A cidade conta com uma excelente estrutura. A maioria das pousadas tem lareiras. Além disso, a cidade tem muitos atrativos naturais, com trilhas que levam os turistas aos dois mil metros de altitude nos morros, além de belíssimas cachoeiras no caminho. O município ainda dispõe de roteiros de passeios históricos, do pôr do Sol e noturnos.

Monte Verde

Um dos principais destinos no inverno de Minas Gerais é Monte Verde. Situado a uma altitude de 1.600 metros, o distrito do município de Camanducaia é cercado por parte da mata atlântica, eucaliptos e pinheiro. Ao sul do estado, no alto da Seerra da Mantiqueira, o destino oferece tranquilidade, excelentes pousadas e restaurantes, contato com a natureza. Para os mais animados, Monte Verde ainda tem opção de trilhas e montanhismo. No período do inverno, os termômetros podem registrar temperaturas negativas. O que não pode faltar para quem visita a cidade é um bom agasalho.

Monte Verde oferece pousadas aconchegantes e variedade de restaurantes.

Maria da Fé

A cidade é cereja do bolo da surpreendente e encantadora região da Serra da Mantiqueira. Quem deseja aproveitar o inverno, prepare-se. A cidade nunca decepciona quando o assunto é baixa temperatura. O visitante que deseja ver gelo, já tem o seu destino. E se tiver um pouquinho mais de sorte, até neve. Durante o período de inverno, nas áreas de baixada é comum haver geadas, que tingem as paisagens de branco, congelando o orvalho da manhã em plantas, flores e árvores, num delicado e incomum espetáculo.

Tiradentes

A charmosa e histórica cidade mineira é uma ótima opção para o turismo de inverno. É também uma boa escolha de viagem para quem deseja um programa mais romântico. Por lá, os visitantes podem aproveitar a natureza, visitar o centro histórico, os museus e as igrejas. Entre elas, uma sempre muito procurada por quem passa na cidade é a de São Francisco de Paula. Em Tiradentes também é possível fazer o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei. A cidade permite ainda aos turistas aproveitar o conforto das pousadas e visitar os restaurantes com pratos surpreendentes.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia