Taxa de licenciamento pode deixar de ser cobrada em 2025?

Desde o início de 2021, o documento passou a ser emitido de forma totalmente digital

Por Trends

taxa de licenciamento
Foto: Secom/GO

Desde o início de 2021, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) passou a ser emitido de forma totalmente digital em todo o Brasil. Essa mudança foi adotada pelos departamentos estaduais de trânsito (Detran) devido à pandemia, eliminando a necessidade de impressão do documento em papel-moeda e o envio via Correios. Em Minas Gerais, o valor do licenciamento é de R$ 35,18.

Apesar da digitalização, os motoristas ainda precisam pagar a tradicional taxa de licenciamento, o que tem gerado questionamentos, principalmente porque outras etapas do processo, como o pagamento do IPVA e de multas, também exigem quitação de débitos.

Agora, os proprietários de veículos podem acessar o CRLV através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS. Após o pagamento, o documento digital fica disponível em até 24 horas, com a possibilidade de impressão opcional.

Taxa de licenciamento pode ser cancelada?

Em resposta a essa cobrança, o senador Cleitinho, do partido Republicanos de Minas Gerais, apresentou o Projeto de Lei 365/2023, que propõe a isenção da taxa de licenciamento, argumentando que, com a digitalização do processo, os custos com impressão e entrega foram eliminados. Cleitinho critica a cobrança de impostos, alegando que não há retorno adequado para a população, como melhorias nas rodovias, enquanto os motoristas são penalizados quando não pagam os tributos.

Trends

Trends

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também