Seguro Viagem: como funciona e o que ele cobre?

O seguro de viagem funciona como um plano médico provisório e uma forma de garantia para uma série de circunstâncias e contratempos durante as férias em países no exterior

Por Raquel Luciano

Quem viaja não gosta de passar por imprevisto, ainda mais quando envolve saúde ou acidentes. Por isso que a contratação de seguro viagem é tão importante quando se viaja para qualquer destino do mundo.

Já pensou estar curtindo a Disney e torcer o pé em algum brinquedo? Ou estar em uma praia no Caribe e comer algum alimento que faça mal? É de olho em imprevistos como esse que o viajante precisa contratar um seguro viagem.

Mas, como funciona esse serviço? Como ele é contratado e para quais países é obrigatório? Saiba mais abaixo.

O que é o seguro viagem?

Seguro Viagem: como funciona e o que ele cobre?
Seguro Viagem: como funciona e o que ele cobre? – Foto: Pexels

O seguro de viagem funciona como um plano médico provisório e uma forma de garantia para uma série de circunstâncias e contratempos. A sua cobertura é aplicável durante a vigência do contrato e obedece às condições estabelecidas no contrato. Normalmente, destina-se a viagens ao exterior, onde as apólices convencionais de seguro saúde brasileiro não são aplicáveis.

Embora seja importante ressaltar que o seguro viagem não se destina exclusivamente a viagens internacionais, ele também pode ser utilizado para viagens domésticas dentro do Brasil. Mesmo assim, não é um serviço popular entre os brasileiros, pois muitos já possuem plano de saúde.

Porque contratar um seguro viagem?

Em primeiro lugar, porque este é um requisito para viajantes em muitos países e o comprovativo pode ser solicitado no momento da entrada. Sem contrato de seguro você não pode nem entrar no país.

Muito poucos países oferecem cuidados de saúde gratuitos a estrangeiros. Você precisará pagar consultas médicas, medicamentos e, em casos mais graves, transporte em ambulância e internação. Não vale a pena correr o risco de falência por não adquirir um seguro de viagem internacional antes de embarcar no voo.

O seguro viagem internacional também cobre outros tipos de serviços, como extravio de bagagens, remarcação de voos, assistência jurídica e até repatriação de restos mortais em caso de falecimento. Sem mencionar o que muitos viajantes estão precisando ultimamente devido à pandemia do coronavírus.

Como contratar um seguro viagem?

O seguro viagem internacional pode ser adquirido em seguradoras especializadas, no banco do próprio viajante, diretamente na companhia aérea escolhida pela viagem, no site onde as passagens foram adquiridas, em uma agência de viagens ou em uma operadora de cartão de crédito. Quase todos os serviços podem ser contratados diretamente no site da empresa, sem burocracia e com muita flexibilidade.

O seguro viagem não serve apenas para viagens internacionais. Você também pode contratar este serviço para viajar dentro do Brasil. Porém, como muitos brasileiros possuem plano de saúde e o SUS atende em todas as localidades, acaba que ele não é tão comum.

Raquel Luciano

Raquel Luciano

Jornalista formada na cidade de São Paulo com vasta experiência na produção de conteúdo, onde já atuou em grandes portais de renome pelo Brasil e hoje é Redatora do Tribuna de Minas

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também