Sono seguro até 1 ano de idade: recomendações atualizadas para reduzir as mortes infantis

A Morte Súbita Infantil Inesperada é o termo utilizado para descrever qualquer morte repentina inesperada, explicável ou não, que ocorre durante a infância.

Por Jeanne Carvalho

pexels karolina grabowska 4964216A cada ano, nos Estados Unidos, cerca de 3.500 bebês morrem de mortes infantis relacionadas ao sono, incluindo a síndrome da morte súbita infantil (SIDS),  mortes mal definidas e sufocamento acidental e estrangulamento na cama.

A Academia Americana de Pediatria – AAP recomenda um ambiente de sono seguro para reduzir o risco de todas as mortes relacionadas ao sono. Isso inclui posicionamento supino (barriga para cima); uso de uma superfície de dormir firme e não inclinada; compartilhamento de quarto sem compartilhamento de cama; e evitar roupas de cama macias e superaquecimento. 

Vejam as recomendações:

Superfícies de dormir

Use uma superfície plana e não inclinada. Análises biomecânicas recentes demonstraram que superfícies de dormir com inclinação superior a 10 graus em relação à horizontal não são seguras para o sono infantil.

Local do sono

Os bebês devem dormir no quarto dos pais, perto da cama dos pais, mas em uma superfície separada projetada para bebês, idealmente pelo menos nos primeiros seis meses.

A Academia Americana de Pediatria – AAP encurtou o período recomendado para compartilhamento de quarto. Embora seja difícil estratificar os dados com base na idade em meses, a AAP reconhece que o maior risco está nos primeiros seis meses (quando ocorrem 90% das mortes infantis súbitas e inesperadas).

Cama compartilhada

Embora a AAP não possa recomendar a cama compartilhada com base nas evidências, ela também respeita o fato de que muitos pais optam por compartilhar a cama rotineiramente por vários motivos.

É importante que os médicos e os pais tenham discussões francas e sem julgamento sobre as circunstâncias de compartilhamento de cama da família. A política fornece uma análise de estratificação de risco para orientar essas discussões.

Devido ao risco extremo (até 67 vezes maior), a Academia Americana de Pediatria recomenda enfaticamente que os bebês nunca sejam colocados para dormir, com ou sem outra pessoa, em um sofá,  poltrona e superfícies acolchoadas semelhantes (apesar da infinidade de fotos postadas em mídias sociais de adultos dormindo com um bebê no peito em um sofá).

roupa de cama

Não coloque nenhum objeto macio, incluindo travesseiros, cobertores ou protetores de berço no ambiente de sono do bebê.

As famílias preocupadas com o frio do bebê devem adicionar camadas de roupas, pois isso reduz o risco de cobrir a cabeça ou ficar preso. Cobertores vestíveis também podem ser usados. A AAP não recomenda objetos com peso (por exemplo, cobertores/dormitórios/faixas com peso) sobre ou perto de um bebê dormindo.

Chupetas

O uso de chupeta está associado a um risco reduzido de SIDS.

Para bebês que não são amamentados diretamente, as chupetas podem ser introduzidas a qualquer momento. Para bebês amamentados, a chupeta pode ser iniciada assim que a amamentação estiver firmemente estabelecida – o que significa que o suprimento de leite é suficiente, o bebê está pegando bem e demonstrou ganho de peso adequado.

Outras recomendações

  • Evite a exposição ao fumo e à nicotina – e o uso de álcool, maconha, opióides e drogas ilícitas – durante a gravidez e após o nascimento.
  • As gestantes devem obter cuidados pré-natais regulares.
  • Os bebês devem ser imunizados de acordo com as recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
  • Os médicos e outros devem modelar a orientação segura do sono infantil desde o início da gravidez.

 

Se você quer saber mais sobre como se preparar para uma gestação saudável e um parto fácil siga meu instagram e clique no link que está na minha bio. Acesse www.neonascer.com.br

 

 

 

Fonte: https://publications.aap.org/pediatrics/article/150/1/e2022057990/188304/Sleep-Related-Infant-Deaths-Updated-2022?autologincheck=redirected?nfToken=00000000-0000-0000-0000-000000000000

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também