Dicas do TRE orientam o eleitor para a escolha dos candidatos e para a hora de votar

As dicas do TRE podem ser encontradas na página da Justiça Eleitoral

Por Paulo Cesar Magella

A Justiça Eleitoral, em sua página digital, está apresentando seis dicas do TRE para o eleitor votar com tranquilidade. Pelo sistema DivulgaCandContas, ele ajuda a cumprir a primeira delas: escolha a candidata ou o candidato. A segunda é a velha e eficiente colinha, sobretudo numa eleição em que o número dos vereadores tem cinco dígitos. Ela é permitida na cabine de votação.

Simulador de votação é das das mais recentes dicas do TRE

A terceira das dicas do TRE, a terceira dica é a separação do documento e verificação do local de votação. Além do app, o eleitor pode consultar seu local de votação no site do TSE. Basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento. A quarta dica é treinar o voto na urna eletrônica. É possível simular o voto usando o Simulador de Votação do TSE. A ferramenta ajuda a se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual segundo turno.

Denúncia de desinformação deve ser feita para o número 1491

A quinta e a sexta dicas do TRE envolvem o comportamento em torno de manifestações. A boca de urna é proibida no dia das eleições, mas é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos como forma de manifestação de preferência, mas é importante – e se trata da sexta dica, ficar atento às informações, sendo importante a checagem para avaliar sua veracidade. O SOS voto é o disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitorais nas redes sociais. Basta ligar para o número 1491.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também