Painel 30-09-16

Por Paulo Cesar Magella

Reta final

Faltando três dias para as eleições, os candidatos fizeram um debate tranquilo, ontem, na CBN, salvo dois momentos de tensão. O primeiro ocorreu quando o candidato Bruno Siqueira, repetindo o que já vem fazendo em outros eventos, quis saber do candidato Noraldino Júnior qual era a sua política ambiental, pois ele teria exercido funções nesta pasta na gestão Alberto Bejani. O representante do PSC obteve um direito de resposta e enfatizou ser um político honesto, não aceitando qualquer tipo de insinuação. O segundo momento foi quando a candidata Victória Mello (PSTU) cobrou a redução dos salários dos políticos, especialmente dos deputados. Lafayette Andrada, o alvo de sua pergunta, e também parlamentar, respondeu tratar-se de legislação aprovada pelo Congresso, mas, se ela quisesse mudar a lei, que, em vez de disputar a Prefeitura, tentasse uma vaga na Câmara dos Deputados.

Consenso

O debate terminou pouco antes do meio-dia, ocasião em que os candidatos, além de analisarem seu próprio desempenho, também se encontraram com militantes convidados por seus comitês e que acompanharam o evento. Foram unânimes em lembrar a importância de tais discussões, especialmente quando elas são antecedidas por entrevistas, como a Tribuna e a CBN realizaram desde o início do mês. As candidatas Maria Ângela (PSOL) e Victória Mello (PSTU) ainda acrescentaram aos seus agradecimentos o fato de terem sido ouvidas em todas as ocasiões, uma vez que, em vários outros debates, somente cinco candidatos participaram.

Na plateia

Apenas dois deputados compareceram ao auditório Goia, do Independência Trade, para acompanhar o debate: Marcus Pestana (PSDB) e Isauro Calais (PMDB). Além de Juiz de Fora, ambos têm percorrido a região dando respaldo aos seus candidatos, especialmente prefeitos, que, pela lógica política, serão seus cabos eleitorais daqui a dois anos. Dois candidatos a vice também foram acompanhar a performance de seus companheiros de chapa: Cláudio Dornelas, vice de Noraldino, e Rubens Ragone, que, apesar de ser filiado ao PCB, divide a chapa com Maria Ângela.

Tem pesquisa

Ontem também foi o último dia de campanha no rádio e na televisão dentro do horário político, mesmo assim, os candidatos levaram suas equipes de TV para registrarem seu desempenho, usando, especialmente, o Facebook. Faltando dois dias para a eleição, a articulação, agora, é direta com o eleitor na busca do voto dos indecisos. Esse dado, aliás, é estratégico para a reta final e poderá ser obtido por meio de pesquisa. Hoje à noite, o Ibope deve divulgar sua última rodada de pesquisa no primeiro turno.

Juliana Netto

Juliana Netto

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também