EXPECTATIVA DE VIDA
Juiz de Fora é o sétimo município do estado com melhor resultado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O estudo, presente no Atlas do Desenvolvimento Humano dos Municípios 2013, mostra que a cidade obteve o resultado 7,778, nível considerado alto. Entre os destaques estão o salto na expectativa de vida, subindo de 68 para 75 anos, nas últimas duas décadas, e o crescimento da renda per capita, que aumentou de R$ 607,97 para R$ 1.050,88 em igual período. A renda média do juiz-forano, aliás, é maior que a de cidadãos de municípios do mesmo porte, como Uberlândia, Betim e Contagem. No quesito salário, Juiz de Fora ultrapassa Uberlândia, uma referência histórica na maioria das pesquisas. Há 30 anos, não haveria surpresa, pois a cidade estava entre as três maiores do estado.
Vive-se mais
Os brasileiros estão vivendo mais, e os mineiros, mais ainda. Na dimensão longevidade do IDH, que considera a expectativa de vida ao nascer das pessoas, o índice mineiro subiu de 0,759 para 0,838, o quinto maior índice do Brasil, e já no patamar de IDH Municipal é considerado muito alto. São muitas as explicações, mas uma delas refere-se às ações em defesa da terceira idade, que envolvem não apenas direitos, mas também melhor atendimento e meios de obtenção de medicamentos.
Melou de vez
Dirigentes do Partido da Mobilização Nacional (PMN) desistiram de vez da fusão com o Partido Popular Socialista (PPS) e formularam a decisão, encerrando a possibilidade de criação da Mobilização Democrática. De acordo com a Folha On-line, a secretária nacional do PMN, Telma Ribeiro, argumentou que a diferença de tempo entre os dois partidos foi o que impossibilitou a fusão. Não posso mexer na vida de tanta gente e ficar dependendo da posição de um só, enfatizou. Com isso, fica impedida, para fins eleitorais, a ida do vereador Isauro Calais para o PMDB.
Tribunal
Será nos dias 5 e 6 de agosto – e não ontem, como informou o Painel – o Encontro Técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, quando serão abordadas questões de interesses políticos e empresariais, já que, entre os temas, está a legislação complementar que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Haverá palestras também sobre instrumentos de planejamento, com ênfase tanto na elaboração da lei orçamentária anual quanto na abertura de créditos adicionais.
Apreensão
Entre as diversas normas aprovadas pela Assembleia sancionadas ontem pelo governador Antonio Anastasia, uma delas trata de apreensão de veículos. Os proprietários de veículos ora em depósitos do Detran serão notificados sobre a apreensão. Tratam-se de carros recolhidos por infração ao Código de Trânsito e os recuperados após furto ou roubo. A notificação vai tratar também de valores por conta da retenção em depósito e dos documentos necessários para a liberação dos veículos.




