Coluna 30 07:00:00-01-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

ATRÁS DE RECURSOS

O prefeito Bruno Siqueira está de malas prontas para um périplo por Belo Horizonte, onde, além de se encontrar com o governador Antonio Anastasia, vai se avistar com lideranças políticas e administrativas em busca de recursos para a cidade. No seu primeiro mês de mandato, ele percebeu boas intenções, mas diversas propostas ainda precisam ser referendadas. Hoje, não têm a garantia plena de execução. E há necessidade de pressa em alguns projetos, sobretudo nas áreas de saúde e de acessibilidade. O volume de carros é crescente, e o município precisa encontrar saídas para minimizar as retenções. As pontes e o túnel anunciados na gestão anterior dependem ainda de aportes financeiros, daí suas conversas que chegarão, numa fase posterior, a Brasília. Ontem, em entrevista à Rádio Solar, o prefeito se mostrou otimista, mas evitou definir prazos, pois conhece a mecânica da burocracia. Prometer e não cumprir torna-se um desgaste que deve ser evitado. Daí, tem orientado sua equipe a só anunciar o que tem garantias de ser feito.

Fiscalização

O endurecimento da Lei Seca – a partir de agora não há dose mínima – é uma decisão federal, mas a questão em debate envolve o seu cumprimento, isto é, a fiscalização. Em Minas, desde 2011 o Governo estadual tem anunciado que iria montar um trabalho especial em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, que seria, posteriormente, estendido aos demais municípios de porte médio, como Juiz de Fora. A operação, nos moldes da capital e do Rio de Janeiro, ainda não chegou ao interior. As ações de hoje são esporádicas e sem o aparato estabelecido no projeto oficial.

De graça

O governador Antonio Anastasia lançou ontem o programa Farmácia de Minas em casa, que disponibiliza a entrega em domicílio de remédios de alto custo e um call center para tirar dúvidas dos cidadãos sobre o melhor uso dos medicamentos. Serão beneficiados pacientes portadores de asma grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, dislipidemia – alteração grave no colesterol – e esclerose lateral amiotrófica. Inicialmente, serão beneficiados pacientes de Belo Horizonte, Betim e Contagem, mas o secretário de Saúde, Antônio Jorge, garantiu que em breve ele chega aos demais municípios.

À distância

Já podem ser feitas na Assembleia as inscrições para três cursos à distância dirigidos aos novos vereadores, assessores e servidores das câmaras municipais mineiras. Como há limite de vagas, as inscrições terminam no dia 6 para os cursos que serão oferecidos entre 18 de fevereiro e 24 de março. Eles integram o programa de capacitação do Poder Legislativo municipal, que tem parceria do Tribunal de Contas do Estado, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.

Saiu de cena

Além de contar com o noticiário, que deixou as denúncias de escândalo no Congresso de lado para se dedicar à tragédia do Rio Grande do Sul, o candidato do PMDB, Henrique Alves, saiu de cena. Foi para uma praia no interior de seu estado, Rio Grande do Norte, e só reaparece em Brasília amanhã, véspera da eleição da presidência da Câmara. Enquanto isso, o deputado Júlio Delgado continua andando em busca de votos. Sua tática inicial é levar a eleição para o segundo turno, quando, então, poderá contar com mais votos dissidentes.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Coluna 30 07:00:00-01-2013

Por Tribuna

PONTO DE VISTA

Sobre o Antenado, publicado dia 26, o leitor José Luiz Britto Bastos orienta que o rebaixamento da ferrovia, a exemplo do que foi feito em Maringá (PR), acabaria definitivamente com as passagens de nível, sem retirar a linha de onde se encontra.

Especialista em engenharia de transportes, ele acredita que esta solução custaria cinco vezes menos que o pretendido e arrastado contorno ferroviário, por enquanto uma utopia.

BORBULHANTE

Ariane Sarto e Álvaro Lamha retornam de Florianópolis animadíssimos para a Noite Borbulhante.

Também o presidente da Câmara, Julio Gasparette vai comandar um grupo no pré-carnavalesco do próximo sábado, no Clube Bom Pastor.

LEITURA E REMIÇÃO

A propósito da nota Presente especial, o leitor Elio Costa esclarece que foi a Portaria nº 276 do Departamento Penitenciário Nacional que instituiu no âmbito das penitenciárias federais o projeto Remição (e não remissão, como foi publicado ontem) pela Leitura, prevendo que o condenado pode remir quatro dias de pena para cada livro lido, mediante apresentação de resenha sobre o respectivo livro ao final da leitura.

DE OLHO NA SORTE

A esperança de melhorar de vida está fazendo o brasileiro apostar cada vez mais.

Basta ver o movimento da CEF que, em 2012, bateu novo recorde de arrecadação por meio das loterias: R$ 10,4 bi, superando em 7,7% o arrecadado em 2011.

Mega-sena. Lotofácil e a quina estão na preferência dos apostadores.

RITMO DE CARNAVAL

Rafael Trezza, Cláudio Pereira e Nivaldo Alvarenga lideram o grito de carnaval, sábado à tarde, no condomínio Bossa Nova, no Estrela Sul.

Quem marcou presença no ensaio do Parangolé Valvulado, no Cultural, foi o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra.

O simpático rei momo Marcelo Portela e a rainha do carnaval Matsui Lima estarão logo mais, na tradicional roda de samba do Muzik. Eles também estarão na Noite Borbulhante.

COQ NO TUPI

Nesta quinta, às 9h30, o presidente Áureo Fortuna e os novos gestores do Tupi apresentam o novo uniforme para o Campeonato Mineiro.

Ao lado da MRS, Prefeitura e Unimed aparecem quatro novos patrocinadores: Grupo Camilo dos Santos, Onduline, Emive e Belo Dente.

QUEM VEM

O craque Fred, do Fluminense e da Seleção, deverá prestigiar a festiva manhã carijó.

MILTON NA EUROPA

Direto de Londres, o produtor Amaury Linhares comenta sobre o sucesso das quatro apresentações de Milton Nascimento – com lotação máxima – na mais prestigiada casa de jazz da Europa, o Ronnie Scott’s.

Sexta e sábado, em Lisboa, Milton estará ao lado da cantora portuguesa Carminho, na Casa Brasil-Portugal.

ANTENADO

Quando brigas de gangues viram rotina em pleno Parque Halfeld ou vão parar dentro do Fórum Benjamin Colucci, alguma coisa está errada.

E precisa ser corrigida com urgência.

LIÇÕES DE SANTA MARIA

A boa sugestão é da jornalista Ana Cristina Ajub:

Na onda dos portais de transparência, as Prefeituras deveriam disponibilizar, a lista de boates e demais estabelecimentos, informando as condições de funcionamento, como a existência de alvará e a capacidade de lotação.

PESQUISA NO MUSEU

Quem fez visita técnica ao Museu Mariano Procópio foi o escritor e jornalista Laurentino Gomes.

Pesquisou registros iconográficos para seu próximo livro 1889, que será lançado no segundo semestre.

Ele e a mulher Carmem esticaram para jantar na Churrasqueira, a convite do diretor Douglas Fasolato.

MAIS VISITA

Professor de história da arte, Elmer Correa Barbosa também visitou o Museu.

Juiz-forano há vários anos radicado no Rio, ele foi diretor do Departamento Nacional do Livro e vice-presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

VOO LIVRE

As elegantes Maria Thereza Jardim Morais e Flávia Falci Villela estão estão retornando de temporada em Israel e na Turquia.

Ricardo Cristofaro convidando para a inauguração da empresa júnior Aspecto, dos cursos do Instituto de Artes e Design da UFJF, amanhã, na Casa de Cultura.

Entre os aniversariantes, Paulo Arbex, Manoel Teixeira Lopes, José Maria André de Barros, Ever Pereira da Silva e Ermani Souza.

A Fundação Ricardo Moysés Júnior realiza campanha para arrecadação de fraldas geriátricas (tamanho P).

Faltam 3 dias para o pré-carnavalesco Noite Borbulhante. Camisetas-convite na CR-Nova (3215-3123).

A assessoria do Demlurb informa que realizou a limpeza geral e retirada de galhos na gruta de Nossa Senhora de Fátima.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Associação dos Amigos – ABAN, pelo telefone 3083-3082.

NIVER NOS ALPES

Nesta quarta, Flávia e Dudu Dutra embarcam para Paris, onde encontram o filho Bruno, que há seis meses faz intercâmbio por lá.

Durante o carnaval, vão comemorar o aniversário do caçula Nickolas, nos Alpes franceses.

TOQUE

De Peter Drucker:

Não tente improvisar para o futuro. Inove no presente.

VAI E VEM

Oneida Werneck segue sábado para o Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo, onde presidirá a reunião da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.

Depois estica o carnaval em Cabo Frio.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.