Fila para candidatos

Por Paulo Cesar Magella

Já passa de uma dezena o número de deputados estaduais que pretendem disputar as eleições de outubro de 2020, tanto para prefeito quanto para vice. Entre os prováveis nomes com domicílio eleitoral em Juiz de Fora estão Sheila Oliveira (PSL) e Roberto Cupolillo (PT). Betão, no entanto, depende da deputada Margarida Salomão, que lidera a lista de preferência dentro e fora do partido. Se ela não topar mais uma disputa, o parlamentar, cumprindo seu primeiro mandato na Assembleia, é uma opção. O ex-deputado Isauro Calais, primeiro suplente do MDB, está na fila de espera. Se o partido eleger mesmo que seja um só deputado para prefeito, ele retorna ao Legislativo do Estado.

Audiências públicas

A Câmara vai antecipar para a primeira quinzena de janeiro o período de reuniões ordinárias e, com ele, também as audiências públicas. A primeira já está programada para o dia 8, a pedido do vereador Marlon Siqueira. Trata-se da discussão em torno da política de adoção de praças públicas e de esportes instituída pela Lei 89/2019 e já regulamentada pelo Executivo. O vereador pediu a convocação dos secretários de Governo, da Fazenda e do Planejamento e Gestão.

Saúde em pauta

A outra audiência está prevista para o dia 9, por requerimento dos vereadores Luiz Otávio Coelho (Pardal), André Mariano e Júlio Obama Jr. Eles querem discutir assuntos relacionados ao Plano de Saúde “Saúde Servidor” e também convênios e serviços cancelados. Na agenda também estarão atrasos de pagamento dos profissionais, descredenciamento de médicos, hospitais e clínicas. Foram convocados os secretários de Saúde, de Governo e de Administração e Recursos Humanos. O Ministério Público está na lista de convidados.

Cargos e salários

No dia 14, um dia antes do recesso, a terceira audiência pública vai tratar da inclusão dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias no Plano de Cargos e Salários do Município. O autor do requerimento é o vereador Wanderson Castelar.

Tempo integral

O governo do Estado prorrogou até o dia 6 de janeiro o prazo de pré-matrícula para interessados em entrar no ensino médio de tempo integral em 2020. Para o ano que vem, a Secretaria de Estado de Educação ampliou a quantidade de vagas para cerca de 40 mil, em 281 escolas, em todas as 47 superintendências regionais de ensino. As escolas que vão participar desse modelo, a partir de 2020, já estão sendo preparadas, e um trabalho com pais e alunos está sendo feito para apresentar o ensino médio de tempo integral e seus benefícios.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também