Cotas por mais 25 anos

Por Tribuna

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou projeto de lei (PL) que prorroga por 25 anos as cotas para negros em cargos da administração pública. A reserva de vagas foi aumentada para 30% – no texto original do PL era de 20% – e incluiu agora uma regra exclusiva para mulheres negras nos concursos públicos. As mudanças foram sugeridas pelo relator do PL 1.958/2021, Fabiano Contarato (PT/ES). De acordo com a Agência Senado, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2021 mostrou que o número de servidores negros aumentou entre os anos de 2000 e 2019. A desigualdade, entretanto, continua a existir nos cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal.

Wendell Guiducci

Wendell Guiducci

Wendell Guiducci é jornalista formado pela UFJF. Foi repórter e editor da Tribuna entre os anos 2000 e 2024. Hoje assina, como colaborador, a coluna de crônicas "Cronimétricas". É autor dos livros de minificções "Curto & osso" e "Suíte cemitério", e cantor da banda de rock Martiataka. Instagram: @delguiducci

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também