Ouça agora

Coluna 27 08:00:00-10-2011

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

PARTIDOS EM MINAS

Com 216.926 filiados, o PMDB continua sendo o maior partido de Minas Gerais, de acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral divulgados após o encerramento dos prazos de filiação, no início do mês. Em segundo lugar fica o Partido dos Trabalhadores, com 179.092, seguido pelo PSDB, que tem 156.212 inscritos. Como segundo maior colégio eleitoral do país, Minas e os próprios partidos têm números expressivos. O PP é a quarta legenda em número de filiados, registrando 146.892. Também de acordo com o TSE, o PR está com 102.086 filiados. Por outro lado, algumas legendas surpreendem pela desidratação de seus quadros. O PCB, que foi um partido de grande porte antes da dissidência do PCdoB, tem hoje apenas 307 inscritos em Minas, sendo o menor partido do estado. Com menos de mil filiados, tem ainda a companhia do PCO, com 763, do PPL, com 976, e do PSTU, com 921 filiados. O PSD do prefeito paulista Gilberto Kassab, criado este ano e que se tornou a terceira maior legenda da Câmara dos Deputados, filiou 13.127 eleitores em Minas.

Nova sede

Primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Julio Gasparette (PMDB) anunciou ontem que vai chamar seus colegas para uma ação conjunta, a fim de cobrar da Caixa Econômica Federal a liberação do processo em que pede financiamento para a construção de nova sede do Legislativo no Terreirão do Samba. Segundo o vereador, o incêndio de segunda-feira na Rua Floriano Peixoto chamou a atenção para outros espaços; e lembrou que o prédio da Câmara, mesmo com todas as medidas de segurança, é um ponto de risco.

Quase saiu

A construção de um novo prédio para a Câmara quase saiu do papel, na legislatura passada, quando o presidente era o então vereador Vicente de Paula Oliveira. Mas a série de escândalos que se seguiu abortou a obra, que já tinha até projeto e local – Terreirão do Samba. O atual prédio, que preocupa Gasparette, é resultado de uma campanha liderada pelo juiz de direito Joaquim Barbosa Lima, em 1876, que arrecadou 60 contos de reis para a construção. A inauguração ocorreu em 20 de março de 1878, feita pelo imperador D. Pedro II.

Cancelou

O ministro dos Transportes, Paulo Passos, não virá mais à cidade para participar do III Encontro Nacional de Ferrovias, que começa hoje e vai até amanhã, na Universidade Federal. Ele faria a abertura do evento. A expectativa era de se discutir com ele os rumos da Via São Pedro (BR-440) e do contorno ferroviário de Juiz de Fora, duas demandas de importância estratégica para o município. A primeira pela necessidade de se dar um destino à obra, e a segunda pela importância da retirada dos trilhos do Centro, a fim de facilitar a criação de novas vias e dar fim às passagens de nível.

Homenagens

A Câmara, por unanimidade dos vereadores, aprovou resolução dando o nome de William Jabour à sala onde funciona a diretoria do Legislativo, e de Marcos Freez ao Posto de Emissão de Carteira de Trabalho. O primeiro, morto este ano, foi diretor-geral da Casa durante várias legislaturas, enquanto o segundo foi vereador nos anos 1970. Freez morreu num acidente em 1974, na passagem de nível de Benfica, quando retornava de uma viagem a Belo Horizonte.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também