Coluna 27 07:00:00-01-2013

Por Tribuna

BORBULHANTE

A Banda Zagga será a atração musical da Noite Borbulhante, o grande pré-carnavalesco desta coluna em parceria com Eumar Werneck e Ricardo Zacaron.

Sábado que vem, no Clube Bom Pastor.

GENTE BOA

Figura das mais simpáticas, Amael Tavares da Silva tem brindado os amigos com o livro Pensamentos em trova, prefaciado pela escritora e poeta Creusa Cavalcante França.

São 48 páginas com 250 trovas líricas, filosóficas e humorísticas sobre os mais diversos temas e, algumas, com habilidosos trocadilhos.

Pai dos engenheiros Manuel e Basileu Tavares – secretário de Atividades Urbanas – Amael é membro da União Brasileira de Trovadores. De origem portuguesa, veio para Juiz de Fora com 14 anos, foi correspondente do jornal O Mundo Português – editado no Rio – e venceu, por dois anos consecutivos, o concurso do samba-enredo das escolas Feliz Lembrança e Borboleta.

MALAS PRONTAS

Raquel e Nikola Arsenic vão passar o carnaval em Roma.

Depois, esticam na Sérvia, com ‘pit-stops’ em Belgrado (onde mora a família do arquiteto) e Kopaonik (para esquiar).

COM JEITINHO

Enquanto a Settra não encontra uma solução definitiva para o problema, o Bar do Bigode tomou a iniciativa de colaborar para a melhor fluidez do trânsito na Rua Oswaldo Aranha.

Um ‘display’ caracterizado e colocado junto ao meio-fio pede a colaboração dos frequentadores para que não estacionem naquele trecho.

Agindo assim, não prejudicam o tráfego e evitam possíveis multas.

TOQUE

De Eugénie de Guérin:

Os que acreditam no impossível são mais felizes.

CARTA DE VINHOS

A Veja Rio publicou artigo do escritor e conhecedor de vinhos no Brasil, Marcelo Copello.

Ele ressalta a relação custo x benefício de uma lista de 20 rótulos tintos e brancos.

Entre eles, o Doña Dominga Gran Reserva Carmenere 2010, produzido na região de Colchagua, no Chile – exclusividade do Bahamas.

THRILLER

Projeto Glória é o quarto filme de Rafael Aguiar que está sendo gravado no distrito do Glória, em Cataguases.

O ‘thriller’ envolve a lenda A Baixinha do Facão: cinco jovens vão rodar um documentário sobre o mistério e começam a presenciar acontecimentos inesperados.

GESTÃO DA QUALIDADE

O Rodoviário Camilo dos Santos, que é parceiro da Noite Borbulhante, foi aprovado no processo de recertificação da norma Iso 9001, nas unidades de São Paulo e Juiz de Fora.

O auditor Hilário Sérgio Ferrari recomendou a manutenção do selo pela comprovação de padrão e qualidade, gerenciada por Bruno Dornellas Maia.

ALMOÇO EMPRESARIAL

Após visita ao Sest Senat e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora, o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Minas (FETCEMG), Vander Francisco Costa – que também preside o conselho do Sest Senat – foi homenageado com almoço na Chimarron, tendo como anfitrião o diretor da federação e vice-presidente do sindicato José Herculano (Laninho) da Cruz Filho.

Entre os presentes, estavam o diretor do Sest Senat, Washington Camilo de Almeida e o vice-presidente da FETCEMG e presidente do sindicato, Alexandre Picorelli Assis.

ZERINHO

José David Cury está desfilando de carro novo.

Comprou uma cintilante BMW 320i.

AQUELA RABADA

Rodrigo Barbosa, Mateus Santos, Manoel Barbosa, Carlos Sérgio Santos, Márcio Itaboray, os irmãos Danilo e Gilberto Esteves, Serjão Evangelista, os gêmeos Carlos e Júlio Guedes se reuniram para uma primorosa rabada com taioba, no Afonsu’s.

Alías, certa vez a global Ana Maria Braga ao fazer uma receita de rabada, foi taxativa: quem nunca comeu um bom rabo não sabe o que está perdendo….

EM CAMPANHA

A uma semana da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, o cabo eleitoral Romário postou em seu Tweeter: encontrei no Júlio Delgado um cara íntegro e disposto a contribuir para que a população volte a acreditar na política.

PAPO COM GABI

Nome de projeção nacional na cardiologia, o mineiro Cláudio Domênico é o entrevistado deste domingo, às 22h, no programa de Marília Gabriela, no canal GNT.

Vai falar sobre seu livro Te Cuida! e a prevenção em doenças cardiovasculares.

BABY

Nasceu Laura, filha de Melina e Paulo Augusto Zaghetto.

RITMO DE CARNAVAL

Num esquenta para a Noite Borbulhante, Eduardo Brigolini vai reunir amigos no seu bem montado apê da Avenida Presidente Itamar Franco. No grupo, Kalu Neves, Suzana Ferreira, Ana Rodrigues, Wilsinho Jabour, Flávia Schmidt e Jarbas Neves, Laura Andréa Monteiro e Adriano Rabelo.

Editora da Tribuna, Isabel Pequeno comemora o ‘niver’ hoje, no ensaio bloco Parangolé Valvulado, no Cultural.

Pedrinho Halfeld está apoiando o bloco É com esse que eu vou.

BYE BYE JF

Depois de três anos em Juiz de Fora, onde implantou a moderna unidade da Codeme, Ronaldo Tortorelli se prepara para deixar a cidade. A partir de março, volta para o Rio Grande do Sul, onde vai assumir novas funções na empresa.

GOLFE EM JF

Destacado nome do mercado imobiliário, Frederico Godinho não esconde dos amigos a pretensão de construir um campo de golfe nas proximidades de Juiz de Fora.

ANTENADO

As ações dos pichadores continuam desafiando a polícia.

Desta vez, eles deixaram a marca no vidro do ponto de ônibus da Avenida Rio Branco, em frente à Funalfa.

UNIDADE MÓVEL

Já está sendo equipada a Van da Câmara que vai acompanhar as reuniões itinerantes e funcionar como posto de atendimento móvel junto aos bairros.

Além de completo mobiliário, o veículo conta com dispositivos para uso de computadores e outros equipamentos de informática. É o Expresso Cidadão.

REGISTRO

A Auditoria da 4ª CJM está de luto com o falecimento, em Brasília, do ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, brigadeiro-do-ar Henrique Marini de Souza. Mineiro de Mar de Espanha, ele teve um enfarto.

VOO LIVRE

No próximo sábado, David Guerra chega de um intercâmbio no Canadá.

Também de volta dos EUA, de uma viagem exclusiva para alunos do Ibmec, Caio Fonseca Andrade.

Atendendo a especial pedido do presidente Antônio Carlos Duarte, o jornalista e sociólogo Ismair Zaghetto permanece no Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio.

Elizabeth Ciampi Roque colou grau em engenharia de produção pela UFJF.

Para a temporada de formaturas, Ana Albuquerque lançou acessórios de festa, com destaque para as ‘clutches’ de metal com strass.

Quem está aniversariando hoje é o secretário da Fazenda, Fúlvio Albertoni.

Ainda em clima de ‘niver’, Iara Nagle. Nesta segunda, é a vez de Lais Lima Menini, Edgar Ribeiro, Thereza Miana Amaral e os trigêmeos Ana Elisa, Felipe e Gabriel Calixto.

Eliane e Gilmar Quaresma festejam a formatura da filha Suzana em administração pelo Machado Sobrinho.

Faltam 6 dias para o pré-carnavalesco Noite Borbulhante. Camisetas-convite na CR-Nova (3215-3123).

Nara Coelho nos preparativos para o 8º Fórum Espírita de Juiz de Fora. Será em maio.

Alessandro (Piau) Debortoli, Leandro Leite e Carlos Germano rindo à toa com o enorme sucesso das noites de verão na Mansão.

Mesa de juiz-foranos no jantar da Fiorentina, no Rio, reunia o deputado Marcus Pestana e os médicos José Mariano Moraes e Márcio Itaboray (com o filho Renato).

Silvania e Heveraldo Lima de Castro, Dymara e João Matos estarão liderando um numeroso grupo de amigos na Borbulhante.

Entre as presenças no Take, a aniversariante Amanda Bressan Matta (com Renato e o filho Alexandre).

Carol Estiguer (com o filho Yago) e Felipe Chevrand embarcam dia 2, no MSC Orquestra, para um cruzeiro até o Uruguai.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude a Associação dos Amigos – ABAN, pelo telefone 3083-3082.

MATO NA BR

Seria prudente o Dnit acelerar a contratação da empresa que vai capinar as margens da BR-040, entre Juiz de Fora e Santos Dumont.

Em 5 de novembro de 2012 – há 80 dias portanto – o órgão federal, em resposta à coluna, informou que estava apenas esperando homologar o edital de licitação

Com as últimas chuvas, o mato cresceu demais e a maioria das placas sumiu.

Nos dois sentidos.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Coluna 27 07:00:00-01-2013

Por PAULO CÉSAR MAGELLA

No levantamento que vem sendo realizado para a formulação do Plano de Contingenciamento de Gastos da Prefeitura, algumas ações recentes têm chamado a atenção dos técnicos da Secretaria da Fazenda. Na Saúde, por exemplo, o caso mais emblemático até o momento acontece nos contratos de administração das UPAs. Apesar dos acordos de repasses da União, do Governo do Estado e do município preverem pagamento integral somente com o cumprimento de metas de atendimento pelos gestores – o que não vinha ocorrendo nos últimos meses de 2012 -, somente o Governo estadual deduzia as transferências. Tanto o Governo federal quanto a Prefeitura continuaram pagando a totalidade dos valores.

REPASSES NA SAÚDE

Liderança

Mesmo com Chico Evangelista (PP) e Wagner Cândido (PR) tendo aval da maioria dos vereadores para assumir a liderança do Governo na Câmara Municipal, a função ainda suscita discussões na Prefeitura. Nos últimos dias, Luiz Coelho (Pardal, PTC) também entrou no páreo sob as bênçãos de uma parte do primeiro escalão. A definição, no entanto, deve acontecer apenas na primeira semana de fevereiro, quando será iniciado o período legislativo.

Não vai

O prefeito Bruno Siqueira foi convidado, mas não vai a Brasília para o encontro dos prefeitos com a presidente Dilma. Por se tratar de um encontro muito amplo – mais de cinco mil prefeitos -, espera uma melhor oportunidade. No evento, o Governo pretende envolver os convidados na tarefa de agilizar investimentos em infraestrutura e resolver gargalos regionais. No entanto, para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, 95% vão para saber como levar recursos para as cidades, mas são valores que saíram da própria cidade, onde a população gasta e consome.

Pela prévia

O ex-governador José Serra deverá fazer, em evento oficial do PSDB nesta segunda-feira, a defesa de prévias como instrumento adequado para a escolha do candidato do partido à Presidência da República. Até aí, nada de mais, salvo por um fato: em 2010, quando o senador Aécio Neves propôs a escolha do nome do partido por meio de primárias, Serra foi contra e trabalhou ostensivamente contra a ideia, já que corria o risco de perder a indicação. Como elas não ocorreram, foi ele o candidato e enfrentou a petista Dilma Rousseff. Perdeu.

Vai topar

O senador Aécio Neves, se Serra insistir na tese, não deve se opor, por estar convencido de que a vez é dele. Nas andanças pelo país, que deve retomar no mês que vem, ele tem recebido apoio dos tucanos para a sua candidatura. Os motivos são vários, mas dois deles pesam a seu favor. Há um cansaço de material com Serra, que já disputou duas vezes, e um interesse dos demais estados em quebrar a hegemonia paulista, que teve também o governador Geraldo Alckmin como candidato, em 2006. A vez seria do parlamentar mineiro. Ademais, Serra tem resistência até em São Paulo.

Tribuna

Tribuna

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.