Encontros nos municípios ganham tom de campanha eleitoral

Por Paulo Cesar Magella

Governança e política

A queda na arrecadação nos municípios brasileiros tem mobilizado entidades como a Frente Nacional de Prefeitos a cobrar do Governo ações diretas para melhorar o repasse às prefeituras, que acabam ficando com a responsabilidade direta de resolver as demandas da população. Por isso, nos diversos fóruns, o tema tem sido recorrente. No mais recente, o prefeito Bruno Siqueira, reunido com agentes políticos da Zona da Mata e de outras regiões, na cidade de Guidoval, cobrou segurança aos gestores municipais para garantirem a governança das cidades em meio à baixa arrecadação. Ele citou o juiz Sérgio Moro e também o Ministério Público, que têm reforçado o discurso de se dar segurança “para que as instituições possam desenvolver o seu trabalho de forma eficiente, cumprindo o seu dever”.

Pré-candidatos

Aplaudido pelos participantes da assembleia da Associação Mineira dos Municípios (AMM), o prefeito de Juiz de Fora adotou um tom enérgico em sua fala, já sinalizando uma eventual candidatura a algum cargo no plano federal, embora não tenha tomado qualquer decisão a respeito. Sua postura, segundo pessoas presentes, se justificaria principalmente pela presença não só de prefeitos, mas também de lideranças e pré-candidatos ao Governo, como o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) e o ex-deputado Dinis Pinheiro (PP).

Direito ao nome

Juiz de Fora será uma das cidades mineiras contempladas pelo Mutirão Direito a Ter Pai, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais em parceria com o Tribunal de Justiça. A ação será realizada no dia 27 de outubro e tem o objetivo de garantir à criança, ao adolescente e, eventualmente, ao adulto o direito a ter o nome do pai em seu registro de nascimento. Além do reconhecimento de paternidade, o mutirão também possibilitará o reconhecimento da maternidade, naqueles casos em que a pessoa não tem o nome da mãe em seu registro de nascimento.

Novos distritos

26A Prefeitura de Juiz de Fora e a Fundação João Pinheiro assinam convênio, nesta terça-feira, para a elaboração de um levantamento de dados e estudos para elevação dos povoados de Humaitá, Monte Verde, Valadares, Penido e Caeté à condição de distritos. O encontro, previsto para o gabinete do prefeito Bruno Siqueira, terá também a presença dos vereadores que fazem parte da Comissão de Telefonia Rural da Câmara Municipal. Nas várias discussões sobre o tema, constataram que tais regiões só teriam acesso a programas de telefonia rural se fossem elevadas a distritos. O estudo da fundação deve se prolongar por quatro meses.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também