Filiação de Rodrigo Pacheco ainda depende de novas conversas

Rodrigo Pacheco se encontro com dirigentes do PSB, mas sua definição partidária só deve ocorrer no final do prazo de filiação

Por Paulo Cesar Magella

Embora tenha participado de um jantar com lideranças do PSB, na noite de quarta-feira, o senador Rodrigo Pacheco vai esgotar todos os prazos até anunciar o seu futuro partidário. Pela legislação, ele tem até o primeiro sábado de abril, dia 4, para se definir, mas deve fazê-lo antes em razão de estar embutido no meio de um feriadão. Além dos socialistas, ele conversa com o MDB e com o União Brasil.

  Pacheco faz contas. O PSB tem pouco tempo de TV, e os recursos de campanha devem ser divididos com os demais candidatos à Câmara Federal. Além disso, teria que sustentar um discurso próximo à esquerda, o que não faz parte do seu perfil nem ajuda na conquista dos votos do centro. O MDB e o União Brasil são mais próximos e têm tempo e recursos suficientes para bancar sua campanha.

  As duas legendas, porém, têm um perfil profissional. Ambas desistiram de ter candidatos à Presidência da República para liberar os diretórios estaduais de acordo com suas conveniências. O partido pode ficar em vários palanques. Em Minas, a decisão do União partirá do deputado Rodrigo Castro, que é próximo a Pacheco. 

  No caso do MDB, a cúpula nacional e ministros do Governo Lula preferem o senador, mas não por conta de seu perfil, e sim em razão de ter a possibilidade de indicar o vice na chapa do presidente Lula. Mas o presidente também precisa resolver a situação do atual vice, Geraldo Alckmin (PSB). Quer que ele dispute o Senado por São Paulo, para reforçar sua base no maior colégio eleitoral do país. Essa questão pode ser resolvida até o meio do ano, mas a filiação de Pacheco, não.

 

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista. Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins.E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também