Mulheres têm mais restrições no acesso ao crédito

Por Paulo Cesar Magella

Um levantamento elaborado pelo Sebrae aponta que, apesar de terem uma taxa de inadimplência muito menor, as mulheres que tomam empréstimos pagam juros mais altos e conseguem menos recursos. Os dados foram apresentados pela analista Laurana Viana, durante audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Assembleia Legislativa. Segundo a analista do Sebrae, a situação se configura como uma relação de consumo injusta e desigual, uma espécie de “violência econômica e social velada”, calcada em preconceitos. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, quase metade dos microempreendedores individuais, no Brasil, são do gênero feminino (47,5%), relatou Laurana. Os homens representam em torno de 52%.”

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também