Painel 25-02-2017

Por Paulo Cesar Magella

Minas Láctea

O gato subiu no telhado. A realização da Minas Láctea em Juiz de Fora, prevista para o mês de julho, estaria correndo o risco de não acontecer. As empresas participantes teriam se comprometido com o evento, mas não há termo formal assinado garantindo a participação. Diz-se nos bastidores que a Epamig teria outras prioridades, mas a empresa nega. Em nota, admitiu que “está avaliando, neste momento, a participação da empresa, com ações de difusão de tecnologia em leites e derivados, na Megaleite, evento organizado pela Associação Girolando, em junho, em Belo Horizonte. A Minas Láctea, em Juiz de Fora, vai ocorrer entre os dias 18 e 20, nas dependências do Instituto Cândido Tostes”, assegurou.

Pauta quente

Em recesso desde quinta-feira, só voltando às atividades na segunda quinzena de março, a Câmara espera por polêmicas no próximo período. Como deve entrar na pauta o Plano Municipal de Educação, é provável o embate entre os vereadores Roberto Cupolillo e André Mariano. Nas várias discussões, inclusive na mídia, sobre o projeto Escola sem Partido, eles se colocaram em polos opostos.

Mais espaço

A presença feminina em cargos de direção nos poderes legislativos tornou-se uma bandeira. Na Assembleia, deputadas cobraram a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa garantir a presença de, pelo menos, uma mulher na Mesa da ALMG. A deputada Marília Campos (PT) enfatizou que muitos parlamentares não são a favor da PEC, o que dificultaria a tramitação da matéria. “Temos que trabalhar para sensibilizar a maioria dos deputados, que é masculina”, disse.

Também, não

Embora tenha duas mulheres na legislatura iniciada em janeiro, a Câmara Municipal também nunca teve uma representante do sexo feminino em sua presidência. Maria Luiza Moraes chegou a presidir sessões, mas não ocupou oficialmente o posto. A vereadora Ana Rossignoli chegou a colocar o seu nome, mas encontrou dificuldades dentro da própria bancada do PMDB para enfrentar o tucano Rodrigo Mattos.

Michele Meireles

Michele Meireles

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também