Queda de braço
Com 54 votos, o prefeito eleito de Bicas, Honório de Oliveira, venceu a disputa para presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste). O resultado não se esgota em si mesmo, pois aponta, também, para uma queda de braço que estava sendo travada entre o prefeito Bruno Siqueira, paraninfo do vencedor, e o deputado Antônio Jorge Marques, que tem forte participação na área de saúde. Honório vai suceder o atual presidente, Fernando Dutra Macedo, que também teve o apoio do prefeito de Juiz de Fora quando chegou ao cargo.
Mesa Diretora
O vereador Rodrigo Mattos já tem definida a chapa que apresentará aos demais pares para disputar, de novo, a presidência da Câmara numa eleição que tem todos os ingredientes para ser em chapa única. Seus dois vice-presidentes serão os vereadores Antônio Aguiar e José Márcio Garotinho. A secretária-geral será a vereadora Sheila Oliveira, cabendo ao vereador Aparecido Reis (Cido) a segunda secretaria. A eleição vai ocorrer no dia 1º durante o evento de posse no Cine-Theatro Central.
Vida dura
A vida dos prefeitos não está fácil. Além de boa parte ainda ter dificuldades para quitar o 13º salário dos servidores (Juiz de Fora pagou em cota única no dia 15), alguns ainda sofrem com a falta de repasses da União. Relatório apresentado pela Confederação Nacional dos Municípios revela que os repasses federais de novembro estão atrasados, já que deveriam ter sido transferidos até o início de dezembro. Estão comprometidos recursos do piso da atenção variável para pagamento das equipes de saúde.
Professora emérita
A professora Margarida Salomão receberia ontem à noite o título de professora emérita da Universidade Federal de Juiz de Fora, uma das mais expressivas titulações do mundo universitário, concedida a professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. A proposta foi apresentada pela diretora da Faculdade de Letras, Neiva Ferreira Pinto, em junho, quando justificou a ideia no empenho da ex-reitora na UFJF. “A Faculdade de Letras tem recebido de Margarida toda a atenção ao longo de mais de 30 anos de trabalho.”