Painel 23-10-2016

Por Júlia Pessôa

Placar acirrado
O julgamento do recurso contra o indeferimento da candidatura a vereador de Charlles Evangelista (PP) segue com placar acirrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belo Horizonte. São três votos a favor de garantir uma cadeira a Charlles na Câmara Municipal a partir de 2017, contra dois votos, incluindo o do relator, por manter o julgamento da primeira instância que indeferiu o pedido. Nesta terça, será a vez do voto do juiz Paulo Abrantes, que pediu vista do processo na última sessão. Caso ele vote a favor do deferimento, serão quatro votos a favor e dois contra. Se houver empate, o presidente da sessão dará o voto de minerva. Qualquer que seja a decisão proferida, no entanto, caberá recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em aberto
A decisão sobre o processo de Charlles deixa em aberto a composição da nova Câmara. Indeferido em 29 de setembro, ele concorreu às eleições sub judice e recebeu 2.625 votos. Caso a sua candidatura seja deferida, sua coligação terá direito a mais uma cadeira na Câmara, tirando a vaga do PSB, que será ocupada por Jucelio Maria, apesar dos 3.618 votos recebidos pelo professor. No aguardo do desfecho, Jucelio inclusive deve ir a Belo Horizonte nesta terça para assistir à sessão do julgamento do recurso.

Sem o mérito
Normalmente comemorado na Fazenda de Cabangu, com entrega da Medalha do Mérito Santos Dumont – na maioria das vezes, com a presença do governador -, o Dia da Aviação, quando se celebra o feito de Alberto Santos Dumont em torno da Torre Eiffel, em Paris, não terá evento neste domingo. A única programação prevista para este dia 23 é o desfile das escolas pelas ruas da cidade. O Palácio informou, porém, que a entrega será feita no dia 8 de novembro, quando cerca de cem personalidades irão receber a comenda. A lista, porém, ainda está em fase de elaboração.

Comenda Nelson Silva
A um mês do evento, a Câmara já definiu a relação dos homenageados com a Comenda Nelson Silva. Serão agraciados Leandro Barros Ribeiro, Maria da Conceição Evaristo de Brito, Zélia Lúcia Lima, Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda, Conceição Imaculada Barbosa Castro, Ângela Maria Lopes, Alexander Jorge Pires, Mariana Gino, Irene Aparecida Vitorino e Maria de Fátima de Oliveira Pereira. A comenda é resultado da Resolução 1.120, de 1999, para conferir mérito cívico às pessoas físicas e jurídicas que se notabilizaram na produção e na difusão de manifestações culturais e sociais da raça negra nos âmbitos municipal, estadual e nacional. A solenidade será às 19h30, no Palácio Barbosa Lima.

 

(Conteúdo exclusivo para assinantes)

Júlia Pessôa

Júlia Pessôa

Jornalista, mestra em Redes, Estéticas e Tecnoculturas, especialista em Gênero e Sexalidades, e doutoranda em Ciências Sociais, tendo como casa a UFJF. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal, onde ainda integra o grupo de pesquisa Género e Performance (GECE). Foi repórter da Tribuna de Minas por mais de dez anos, passando por todas as editorias do jornal, especializando-se ao longo do tempo, em coberturas de direitos humanos, gênero, cultura e gastronomia. É professora universitária, pesquisadora, feminista e, acima de tudo, curiosa. Retorna à Tribuna como coordenadora editorial da redação.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também