Zema rebate Lula: ‘Jesus jamais cobraria juros abusivos’

Presidente já havia mencionado o nome de Jesus para defender posicionamento do Governo

Por Agência Estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), rebateu uma crítica feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, na quarta-feira (22). O presidente e integrantes do governo Lula têm trocado farpas públicas com o chefe do Executivo estadual mineiro sobre o programa de renegociação de dívidas dos Estados com a União. Na ocasião, Lula afirmou: “O que nós fizemos para os Estados que não pagavam dívidas talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República deste País”.

Zema rebateu. “Presidente Lula, Jesus Cristo perdoaria todas as dívidas e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil”, disse o governador mineiro, nesta quinta-feira, 23. “Vamos honrar todas nossas obrigações, mas esperamos que os deputados derrubem os vetos ao Propag para trazer justiça e previsibilidade ao Estado.”

A discussão ocorre em meio ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que busca renegociar mais de R$ 760 bilhões em dívidas das unidades federativas com a União. Aproximadamente 90% do valor corresponde às dívidas de quatro Estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A medida prevê o pagamento da dívida em até 30 anos, corrigido pelo IPCA – atualmente em 4,5% ao ano – mais uma taxa entre 2% e 4%, dependendo do contrato. Atualmente, os juros são de 4% mais o IPCA ou a Selic, que está em 12,25% ao ano. A lei foi sancionada recentemente, porém com 13 vetos do presidente Lula, o que provocou desconforto e críticas por parte dos governadores estaduais, especialmente Zema.

Bruno Kaehler

Bruno Kaehler

Bruno Kaehler é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior/PUC Minas em 2013. Trabalha na Tribuna desde março de 2016. Atuou como repórter de esportes e editor da mesma editoria. Atualmente, é o coordenador e editor de conteúdo on-line da Rede Tribuna. Também participou de programas esportivos das rádios vinculadas ao grupo e é o atual âncora do Papo de Craque, programa semanal e esportivo da Rádio Transamérica Juiz de Fora. Vascaíno, é apaixonado por esportes e seus poderes de transformação social.E-mail: [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também